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Conteúdos médicos fazem muito sucesso na internet. As pessoas estão sempre dispostas a buscar informações para entender seus problemas de saúde e procurar tratamentos adequados. Assim, uma simples busca pode ser o início de uma jornada que terminará em consultas com médicos especialistas.

Esse comportamento gera uma grande oportunidade para profissionais da medicina se colocarem como autoridade na internet. Produzindo conteúdos médicos para redes sociais e blogs, esses profissionais podem ajudar as pessoas e até mesmo conquistar pacientes.

Vamos entender como ao longo deste artigo.

Tipos de conteúdos médicos

Quando as pessoas estão procurando informações médicas na internet, precisam achar conteúdos acessíveis. Isso quer dizer basicamente: linguagem clara e direta e formatos que engajem na leitura. 

Os textos precisam responder claramente as dúvidas das pessoas sem, contudo, lavá-las à automedicação. Pelo contrário, a ideia é conduzi-las à presença de um médico caso sintam incômodos e outros sintomas. 

Para juntar comunicação clara e o potencial das mídias sociais, a sugestão é que perfis de médicos e clínicas usem algumas estruturas já testadas. Elas são de fácil reconhecimento, simplificam a comunicação e podem engajar muito as pessoas no post.

Vamos a elas.

1. Tira dúvidas de pacientes

Se as pessoas têm dúvidas, por que não as ajudar com conteúdo nas mídias sociais? Os posts tira-dúvidas usam da empatia para gerar engajamento, uma vez que respondem diretamente a problemas enfrentados pelos seguidores.

Eles podem conter perguntas retóricas como “Apareceu uma mancha na minha pele, devo me preocupar?” ou “Quais são as causas mais comuns de dores no abdômen?”. As respostas, claro, devem ser diretas, sem termos muito técnicos e levar o leitor ao entendimento.

Esses tipos de conteúdos médicos são muito eficientes para esclarecer procedimentos eletivos, como cirurgias plásticas, implantes capilares e tratamentos dentários.

2. Explicação de tratamentos

Neste formato, cabe bem a palavra do especialista. Mesmo ele sendo mais técnico, não pode ser denso. Afinal, o público é leigo e está colhendo informações para aprender e tomar suas decisões.

Os médicos podem explicar tratamentos com mais detalhes ou mesmo mostrar o passo a passo de procedimentos. Essas explicações deixam as pessoas mais tranquilas e as capacita para buscar o especialista correto para seus problemas. Tudo isso, claro, dentro dos parâmetros éticos. Ou seja, sem expor nome de pacientes ou suas imagens. 

Exemplos de conteúdos seriam “Passo a passo de uma lipoaspiração” ou “Como funciona a cirurgia bariátrica?”.

Porém, todo cuidado é pouco. A medicina é uma prática especializada e só médicos formados podem dar orientações sobre saúde. E, mesmo assim, com muito cuidado, já que há restrições da Resolução CFM 1974/11, do Código de Ética Médica e do Código de Autorregulamentação Publicitária.

3. Quebrando mitos da medicina

Esse tipo postagem tem a seguinte premissa: todo mundo acredita que… mas a verdade é que… É um formato que gera curiosidade ao mesmo tempo que faz muitos esclarecimentos na área médica.

Um post com a chamada “Os dez maiores mitos sobre o colesterol” tem alto potencial de engajamento. Além disso, pode ser muito compartilhado na rede dos próprios leitores. Quebrar mitos, além de gerar interesse, pode ser pedagógico para cada seguidor nas mídias sociais.

Conclusão

Se você é médico, sócio ou proprietário de clínica, precisa fazer conteúdos médicos bem específicos na sua área para estimular o seu público. Tudo dentro da ética da profissão e do que é possível fazer com o marketing digital.

Como você leu neste artigo, existem formas mais consagradas de estimular a atenção do público na rede. Isso tudo sem ser técnico em demasia e conduzindo as pessoas ao bom entendimento das questões. Usar formato de postagens é um dos melhores caminhos para chamar a atenção da audiência e engajá-la nos seus conteúdos médicos.

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Quais são os melhores tipos de conteúdos médicos para redes sociais?

Tirar dúvidas dos pacientes: Os posts tira-dúvidas usam da empatia para gerar engajamento, uma vez que respondem diretamente a problemas enfrentados pelos seguidores.

Explicação de tratamentos: As explicações deixam as pessoas mais tranquilas e as capacita para buscar o especialista correto para seus problemas.

Quebrando mitos: Esse tipo postagem tem a seguinte premissa: todo mundo acredita que… mas a verdade é que… É um formato que gera curiosidade ao mesmo tempo que faz muitos esclarecimentos na área médica.