fbpx

Você conhece o marketing jurídico? Pois bem, essa é uma opção para advogados que desejam crescer no meio digital, utilizando, por exemplo, o inbound marketing!

Para quem não tem muito contato com o marketing, pode parecer estranho o uso por advogados, mas saiba que ele possui diversas estratégias que podem ser exploradas em outras áreas.

E para saber como usá-las bem, você precisa conhecer as suas possibilidades, como o inbound marketing e, assim, aplicá-las no seu escritório.

Vamos falar sobre este assunto neste artigo. Acompanhe a leitura.

O que é marketing jurídico?

O marketing jurídico é o uso de estratégias para fortalecer a imagem do advogado ou do escritório sem ferir o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É preciso ter em mente que Justiça não é um serviço que se vende, e sim uma forma de as pessoas garantirem seus direitos.

Por isso, a atuação dos advogados na promoção dos seus serviços devem seguir normas éticas compatíveis do que se espera de suas condutas como profissionais.

São vários os benefícios do inbound marketing para quem utiliza do marketing jurídico, entre eles:

  • Expandir e alcançar novos clientes;
  • Aumentar a autoridade do escritório;
  • Se destacar diante da concorrência;
  • Diminuir o tempo de negociação de contratos;
  • Se aproximar do seu público;
  • E muito mais!

Com o planejamento e a escolha das estratégias certas, é possível aplicar ações que vão aproximar o seu escritório do sucesso desejado e tornar os clientes em admiradores do seu trabalho.

Isso acontece porque, se você perceber, as pessoas costumam confiar mais em profissionais que transparecem que sabem da área que exercem, e o inbound marketing seria uma das maneiras disso acontecer. Ou seja, ajuda a criar autoridade para a figura do advogado e para o seu escritório e, assim, atrair pessoas interessadas em seus serviços.

O inbound marketing para a área jurídica

O inbound marketing é uma estratégia digital baseada na atração de público para um negócio. Ao ocupar espaços na internet, é possível ganhar visibilidade e, por meio de conteúdo, fazer as pessoas se interessarem pela empresa ou marca.

Assim, a produção de conteúdos de valor no meio digital, como artigos em blog, redes sociais, materiais educativos e todos os formatos para atrair o cliente até a empresa é um dos fundamentos do inbound marketing.

Apesar de ser uma das melhores maneiras de divulgar o trabalho de um advogado, o Código de Ética e Disciplina da OAB informa que ela deve ser meramente informativa e discreta, sem a mercantilização da profissão.

Por isso, o marketing jurídico tem que ser totalmente informativo e evitar ilustrações e cores chamativas, além de também não usar expressões de vendas, como “contrate agora”.

Inbound: persona conteúdo e funil

E, agora que você descobriu a importância do marketing para advogados e escritórios de advocacia, é importante começar a entender o seu público-alvo e a sua persona. Eles serão a descrição de quem irá consumir o seu serviço de acordo com a sua área de atuação.

Assim, conhecendo o perfil deles, você saberá quais plataformas e conteúdos explorar dentro do seu planejamento. Este é um dos pontos de partida de uma campanha de inbound marketing. Portanto, é necessário levantar informações comportamentais sobre o público e criar um perfil de cliente ideal, com o qual seu conteúdo irá dialogar.

E, lembrando que o inbound é o marketing de atração, então é fundamental investir em conteúdos completos e com profundidade com o foco em atrair e auxiliar o seu futuro cliente nos problemas e dúvidas. É imprescindível que eles existam justamente para atrair mais pessoas para o seu site, para redes sociais e outras plataformas.

Para isso, você deve conhecer também como funciona o funil de vendas e o que é preciso em cada etapa dele. Em resumo, ele está relacionado à jornada do seu cliente até chegar aos seus serviços e como ele se comporta nesse período.

Ficou claro que o inbound marketing é uma das melhores alternativas para quem deseja investir em marketing jurídico, não é?

Então que tal falar com a Tante e agendar uma reunião para levarmos o inbound marketing para o seu escritório? Fale com a gente agora!