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Conteúdo de qualidade e constância nas publicações permitem aos dentistas a divulgação do seu trabalho e a captação de clientes.

Com o avanço das plataformas digitais e dos perfis na internet, é fundamental que profissionais de diversos setores se adequem ao mundo tecnológico.

Tanto para a captação de clientes quanto para a divulgação do trabalho, especialistas de odontologia também demandam dessa presença digital.

Desenvolver uma estratégia de marketing e planejar a divulgação de conteúdo direcionado ao público-alvo são etapas essenciais para manter uma presença ativa nas redes sociais, proporcionando assim oportunidades de atrair novos pacientes para o consultório.

O que é marketing digital e como ele é vantajoso para dentistas

Utilizado na internet, o marketing digital consiste em estratégias e atividades realizadas por profissionais e empresas com o objetivo de comercializar produtos, captar pacientes e promover serviços.

Direcionadas principalmente para a comunicação, essas iniciativas visam estabelecer uma proximidade e confiança.

No caso de profissionais da odontologia, os principais intuitos estão na captação de novos clientes, divulgação de procedimentos e serviços oferecidos, além da possibilidade de parcerias com o consultório.

Esse tipo de estratégia oferece também fidelidade através da construção de marca e traz maior visibilidade à clínica odontológica. Além disso, é possível mostrar através de publicações o diferencial dos serviços ofertados e receber feedbacks e retornos de forma mais prática e ágil.

Da mesma forma que no marketing convencional, o marketing digital para dentistas requer planejamento, regularidade e disciplina nas publicações e demais formas de comunicação.

Conheça o público e defina a identidade visual

Antes de iniciar o planejamento de marketing e cronograma de postagens, é necessário que o dentista defina o público que deseja alcançar. No caso de dentistas especializados em pacientes infantis, por exemplo, é ideal que o público-alvo seja de pais e demais responsáveis.

Após essa definição, é possível garantir que a identidade visual das publicações e demais peças presentes nas redes sociais tenham características atraentes e impactantes para o nicho escolhido.

Esteja presente nas redes sociais

A presença online é fundamental para todos os profissionais de odontologia, por isso cadastrar o consultório em plataformas gratuitas como o Google Meu Negócio garante que o estabelecimento seja visível para diversos públicos e atraia clientes da região.

Além disso, a presença em redes sociais como Instagram e TikTok é quase indispensável para alcançar sucesso no ambiente digital.

A criação de conteúdo direcionado para essas plataformas não apenas possibilita que novas pessoas descubram o consultório, mas também informa e promove uma melhoria na comunicação, estabelecendo uma sensação de proximidade com os pacientes.

Criando conteúdo de qualidade

Além da criação dos perfis em redes sociais, é essencial que o profissional produza conteúdo que seja capaz de despertar o interesse dos seguidores. Por isso, ao fazer o planejamento das postagens, é essencial considerar quais são as maiores curiosidades do público e como os procedimentos podem ser mostrados nas plataformas.

É fundamental garantir que o conteúdo produzido seja de boa qualidade e possua imagem, som e filmagens que possam ser entendidas de forma clara. Os perfis também precisam ser atualizados com frequência e periodicidade. Para isso, realizar um cronograma de postagens é essencial.

Cronograma de publicações para dentistas

O cronograma de publicações desempenha um papel fundamental como um guia para as postagens em redes sociais. Por meio dele, os profissionais podem estabelecer o estilo de postagem, a frequência e a estratégia para alcançar efetivamente seu público-alvo.

Algumas plataformas também possibilitam o agendamento das postagens com antecedência. É de suma importância que o profissional utilize o espaço das redes sociais como um meio de tirar dúvidas e especificar os procedimentos oferecidos pela clínica.

Abordar temas como bruxismo, procedimentos para extração de cáries, importância do uso do fio dental, controle de mau hálito, clareamento dental, entre outros, abrange dúvidas comuns e proporciona aos pacientes a oportunidade de acompanhar o perfil do profissional de forma informativa e educativa.

Os dentistas especializados exigem publicações mais específicas de acordo com sua área de atuação. Assuntos como dúvidas sobre o procedimento de colocação de aparelho e o tempo do tratamento podem ser foco de publicações direcionadas a profissionais odontológicos do ramo da ortodontia.

Já os odontopediatras, ao direcionar as publicações que oferecem tranquilidade aos pais, conseguem construir um relacionamento de confiança e atrair novos clientes para os consultórios.

Programar postagens que abordam tipos de produtos recomendados para cada faixa etária, instruções sobre a correta escovação dos dentes das crianças e informações sobre o uso de chupetas e mamadeiras pode fornecer informações relevantes.

Independentemente da especialidade, é essencial que os profissionais formados na faculdade de odontologia expressem empatia e cuidado em suas postagens. Além disso, a realização dessas publicações é uma forma de transmitir conhecimento e possibilitar a prevenção de doenças ortodônticas no público.

Também é recomendável que imagens impactantes, como extrações, cirurgias ou demais procedimentos técnicos, não sejam publicadas nas plataformas. Tomar esse cuidado permitirá que o conteúdo sensível não chegue aos potenciais clientes.