Você sabe a importância do Marketing de Conteúdo no mundo digital? E do Inbound Marketing? Essas duas práticas podem ser confundidas por alguém desavisado ou até por estudantes e profissionais que estejam iniciando no universo do marketing digital.
Mas a verdade é que são elementos distintos que mantém um diálogo íntimo. Seus caminhos se entrelaçam para atrair pessoas, encantá-las e transformá-las em consumidoras.
Vamos entender o que significa, como se relacionam e suas importância no universo da comunicação digital.
Definindo o Inbound Marketing
Se as estratégias de comunicação encontraram na internet um novo lugar para atingir um público-alvo, o inbound marketing representa uma recente mudança de rumos no ambiente digital. Também conhecido como marketing de atração, o diferencial do inbound é atrair audiência qualificada para o conteúdo gerado pela empresa ou pela marca. Essa audiência é trabalhada nos estágios do funil de vendas (etapas), se convertendo em leads (pessoas com interesse em produtos ou serviços de sua empresa).
A novidade desta prática é acompanhar o cliente em toda a sua jornada de compra. Em vez de apenas anunciar, as táticas do inbound informam permanentemente o público, ou no jargão técnico, nutrem os leads. Público informado e estimulado em todas as etapas de sua jornada de compra tende a se converter em cliente com maior facilidade. Este é o poder do inbound, a nova tática do marketing digital.
Definindo o Marketing de Conteúdo
Por sua vez, o marketing de conteúdo tem uma ligação umbilical com a estratégia de atração. As pessoas não costumam acessar a internet para interagir com marcas, e sim para se informar e se entreter. De forma inteligente, as marcas se aproveitam desse interesse para produzir seus próprios conteúdos informativos e de entretenimento e tentar cativar essa audiência.
A internet, por permitir o contato direto do público consumidor com marcas e empresas, se tornou um palco atrativo para o marketing de conteúdo. Assim, o mundo corporativo tem investido pesado nessa estratégia, a fim de conduzir potenciais clientes para seus produtos. O critério é produzir conteúdo próprio, original e de alta relevância gerando interesse nas pessoas.
Estratégias complementares
Juntando os pontos, conseguimos ver com clareza que são duas estratégias complementares. As tecnologias permitiram novas abordagens junto ao público-alvo, trazendo-o para mais perto da influência das marcas. Contudo, essa proximidade conseguida por meio de direcionamento dos algoritmos precisa vir acompanhada de algo que gere grande interesse e engajamento.
Importância do Conteúdo
Aí entra o conteúdo como ferramenta estratégica. Se a tática de atração consegue gerar alto tráfego para os sites, estes precisam ter algo interessante e informativo. Algo que seja capaz de reter a atenção das pessoas e despertar nelas a vontade de cada vez mais conteúdos, até finalizar sua busca adquirindo o produto ou serviço da sua empresa
Mas lembre-se conteúdo em se tratando de marketing digital tem a ver visceralmente com RELEVÂNCIA.
Montando uma estratégia de conteúdo
É aí que está o diferencial do inbound marketing: quando a atração está ligada a uma estratégia de produção de conteúdo de alta relevância (que atenda às necessidades de informação do seu público) conectada com todas as etapas do funil de vendas. O meio digital possibilita a criação de diversos formatos de mídia, pois temos o audiovisual como algo inerente à rede. Blogposts, infográficos, vídeos, apresentações, tabelas, webinars, etc. Tudo isso tem um potencial de reter a atenção dos leads e ajudar no processo de conversão. O inbound é a isca que atrai o público, e o conteúdo é anzol que o fisga.
Ao optar pelo inbound marketing como estratégia de marketing digital, as empresas e marcas devem pensar em marketing de conteúdo como continuidade do investimento. A criação de textos, imagens ou vídeo de alta relevância e impacto é o que gera o potencial de negócios tão desejado no meio digital.
E você, está cuidando do conteúdo do seu negócio? Para onde você está atraindo seu público? Para saber mais sobre esses temas, assine a nossa newsletter.