Através do marketing online, é possível conquistar novos públicos e oferecer serviços de maneira simples e abrangente
O marketing realizado através de perfis nas redes sociais é, atualmente, um dos mais comuns entre empresas de todo o mundo, afinal, uma presença online é uma forma gratuita e simples de compartilhar conteúdos e serviços com possíveis clientes.
Na área da saúde, não seria diferente. Dentro de cada segmento, é preciso adotar uma abordagem estratégica e especializada para cada tipo de público. Em meio a tantas contas e publicidades nas redes sociais, estudar maneiras de se destacar pode ser um diferencial e uma ótima forma de ter certeza que os conteúdos publicados serão consumidos.
Além de ser uma maneira fácil de conquistar mais clientes, disseminar informações relevantes de prevenção e tratamento e criar uma presença de marca, as redes sociais podem ser responsáveis por criar uma relação mais personalizada entre médico e paciente, construindo assim histórias de sucesso e confiança.
A seguir estão algumas dicas e hábitos essenciais para impulsionar o perfil da sua clínica médica nas redes sociais. Confira!
Escolher plataformas condizentes e estratégicas
Atualmente, existem várias plataformas e redes para explorar. No entanto, não é preciso marcar presença em todas elas. O exagero pode fazer com que a marca esteja presente, porém com conteúdos pobres e pouco efetivos. A melhor estratégia neste caso é escolher plataformas condizentes com o público que a clínica deseja alcançar e focar na produção, aumentando a consistência e qualidade das entregas.
Criação de conteúdo de qualidade
Principalmente em uma área exigente e especializada como a saúde e a medicina, os conteúdos compartilhados devem possuir qualidade, informação e aprofundamento, a fim de informar e educar os seguidores. Para se destacar, as produções devem dar dicas úteis e bem apuradas, assim serão compartilhadas com maior frequência e irão conquistar novas pessoas, que serão atraídas pela qualidade e seriedade das publicações.
Histórias de sucesso
Ao buscar uma empresa ou serviço, os clientes costumam buscar credibilidade e confiança. Um exemplo disso é o marketing “boca a boca”, que funciona com a indicação de um prestador de serviço por uma pessoa de confiança que teve uma boa experiência com aquela empresa.
Ao compartilhar histórias de sucesso de pacientes da clínica, é possível mostrar pessoas reais que foram beneficiadas com os serviços que aquele perfil tem a oferecer e, assim, conquistar a confiança de novos pacientes.
Consistência e pessoalidade nas postagens
Outra maneira de conquistar a confiança dos seguidores é mostrar as pessoas que estão por trás do serviço e que trabalham para oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes. Nem sempre postagens elaboradas e cheias de texto são as mais admiradas pelos clientes em potencial, afinal, é mais comum que eles se identifiquem e sintam credibilidade na fala de outras pessoas.
Além disso, conteúdos gráficos muito elaborados podem perder a personalidade e demorar bastante tempo para serem produzidos, dificultando uma consistência diária de publicações.
Uma opção é gravar vídeos e produzir conteúdos com os profissionais da clínica. Ao mostrar médicos, pode-se focar em suas especializações e principais recomendações para os pacientes, e, com os enfermeiros, é possível abordar a faculdade de enfermagem de graduação, especialidades e principais cuidados necessários após cada procedimento.
Interação com seguidores
Um dos principais objetivos das redes sociais é, exatamente, socializar. É preciso aproveitar essas plataformas para se conectar com os pacientes e criar relações de confiança mais próximas, criando assim uma rede de clientes fiéis à marca. A interação é uma das melhores formas de impulsionar organicamente, ou seja, sem investimento financeiro, um conteúdo.