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29/07/2021 Marketing de Conteúdo

Planejamento digital: etapas para chegar ao sucesso

Entenda agora por que a atuação de uma empresa na internet precisa estar ligada a um planejamento digital. No nível profissional, é necessário criar um plano e agir conforme o que foi estabelecido para produzir resultados.

Veja abaixo o que é necessário para chegar lá.

1. Persona

O planejamento digital vai direcionar ações para o público com o qual a sua empresa precisa se relacionar. Para conhecer quem é esse público, a melhor técnica é desenvolver uma persona, que é o perfil ideal do público-alvo. Aqui neste artigo, mostramos como construir a sua persona. 

As ações digitais que serão indicadas no planejamento têm como alvo a persona. É para ela que se criam conteúdos e se desenvolvem as estratégias criativas de uma campanha. Nesse sentido, o planejamento se constrói a partir da persona, direcionando para ela toda a comunicação no ambiente digital.

2. Jornada de compras

Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra são as quatro etapas da jornada de compra do seu consumidor que precisam ser mapeadas no planejamento digital. O objetivo é saber o que os clientes fazem até adquirir um produto. Coletar informações, fazer pesquisas, testar, comparar são ações que devem ser consideradas nesse processo.

Em posse dessas informações, o planejamento pode prosseguir criando artifícios para ajudar o consumidor a conseguir o que quer em cada etapa da jornada. Claro, o objetivo é direcioná-lo para a compra, estimulando-o a seguir trilhas para achar o seu produto, conhecê-lo, se encantar e finalmente adquirir.

3. Funil de vendas

O funil de vendas deve ser criado no planejamento digital para andar em paralelo à jornada do consumidor. Ele é a perspectiva da empresa no processo de venda e acompanha as pessoas em todos os seus estágios até se tornarem clientes. Sua função é compreender e estimular o comportamento de compra e situar o público em cada uma das suas etapas.

Com um funil bem projetado, uma empresa pode criar conteúdos específicos para cada etapa e monitorar as respostas do público. No planejamento digital, é importante ter um funil para criar automação de marketing e máquinas de crescimento.

4.Objetivos e Metas

Esta parte do planejamento digital vai além do contexto e começa a determinar as intenções de uma empresa no ambiente online. Tudo o que é planejado deve ser direcionado para cumprir objetivos alcançáveis e metas mensuráveis.

Objetivos e metas devem ser estabelecidos com base na realidade digital da empresa e com as possibilidades de alocação de recursos para atingi-los.

5. Plano de ação

Está é a parte mais propositiva de um planejamento digital. Nela, as ações são criadas e conectadas à jornada do cliente e ao funil de vendas para alcançar resultados bem específicos. Não há limites do que se pode fazer na internet para atrair os clientes diretamente para o seu negócio.

O ideal é fazer um mapeamento das plataformas e entender o que pode ser realizado dentro delas. Avaliar como se integram ao planejamento (inclusive os custos) e fazer definições como: calendários, alocação de recursos e ferramentas, estabelecimento de responsáveis etc. Enfim, conectar todas as ações digitais para produzir os resultados esperados.

6. Análise e controle

Esta é uma parte essencial de todo o planejamento. É na análise e controle que se monitora a execução do planejamento, medem-se os resultados e tomam-se decisões para otimizar resultados ou corrigir rumos.

Para tanto, o planejamento digital precisa definir instrumentos de análise e as métricas, que serão avaliadas para mostrar panoramas da execução. É um trabalho de acompanhamento que mantém o plano no seu rumo para que as empresas alcancem o sucesso no ambiente digital.

Sucesso no planejamento digital?

Para a vida pessoal, sucesso é um conceito relativo. Mas para a atuação de marcas e empresas na internet, ele significa conquistar espaço junto ao consumidor, criar lembrança e reconhecimento, gerar vendas, fortalecer marcas, apresentar produtos e tantos outros marcos.

E não tem como chegar a isso tudo na internet sem um planejamento digital realista, bem estruturado e conectado com objetivos mercadológicos de uma empresa. É assim que se usa todo o potencial da internet a favor de um negócio, com a promessa, geralmente cumprida, de colher resultados e conseguir um bom crescimento.