Persona é a caracterização ficcional de seu público-alvo, o retrato do cliente ideal. A partir de dados demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais, é possível traçar um perfil bem profundo que representa os usuários e consumidores de uma determinada marca ou produto.
Como estratégia do marketing digital, utilizamos o termo Buyer Persona, arquétipos que sintetizam os desejos, receios e buscas dos consumidores em sua jornada digital em busca de soluções para seus problemas.
Persona tem personalidade
“Sexo masculino, 35-44 anos, nível universitário, renda média mensal de 10 salários mínimos.” Será se isso é tudo que se pode dizer a respeito de consumidor? Estes dados dão um bom direcionamento sobre o público a ser atingido. Contudo, não mostram quem é essa pessoa. Sem saber um pouco mais sobre ela, não é possível construir uma comunicação efetiva, direta e baseada no que ela valoriza.
Vejamos abaixo duas pessoas que se encaixam no mesmo perfil dos dados apresentados anteriormente:
• Marcelo: funcionário de uma grande multinacional, gosta de esportes e aventuras, pratica trilhas e esportes radicais, casado sem filho, aprecia automobilismo, gosta de cervejas artesanais, bastante desconfiado quanto à marcas e serviços, extrovertido, com muitos amigos e costuma levar em conta a opinião deles.
• Luís Felipe: funcionário público há 10 anos, gosta de automobilismo (mas apenas para acompanhar pela tv), pratica academia por necessidade de saúde, casado e com filho, gosta de vinhos, frequenta resorts com a família e bons restaurantes, tem personalidade pacata e costuma ser leal às marcas.
São dois homens, na mesma faixa etária e com escolaridade e renda similares. Mas as personalidades dos dois são diametralmente opostas. É por isso que a persona necessária para o marketing digital, para que as mensagens sejam produzidas e encaminhadas dentro da expectativa exata do público que quer atingir.
Veja abaixo no infográfico os pontos a se considerar na criação de personas para usá-las de forma eficaz na sua estratégia de marketing digital.
5 dicas para a criação de personas
1. Não seja intuitivo
Criar uma persona significa sintetizar informações relevantes, por isso tenha em mãos o máximo de dados possível. Não tente adivinhar nem fazer suposições sem uma base real. Os dados devem ser coletados por meio de pesquisa e análise.
2. Vá além dos dados demográficos
Saber idade, sexo e estado civil é importante, mas não é tudo. É preciso colher dados sobre o estilo de vida, como essas pessoas se comportam nas mais diferentes situações e observar a forma como elas respondem aos seus problemas e anseios.
3. Procure saber sobre seus trabalhos
É importante saber qual a atividade das personas, como é seu dia a dia de trabalho e como é a sua tomada de decisão. Essas informações são valiosas na hora de oferecer a solução que as pessoas procuram.
4. Identifique seus desafios e objetivos
Todas as pessoas são movidas por seus objetivos, o que elas esperam alcançar, especialmente no seu ambiente de trabalho. Identificar quais são os esses objetivos e quais os desafios diários que as personas precisam vencer é a forma mais eficaz de oferecer respostas e soluções.
5. Crie uma personagem
Com todas as informações disponíveis, estruture sua persona na forma de uma pessoa real que incorpora todas essas características. Narre em detalhes hábitos, atividades, anseios, receios e buscas dessa persona.