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Entender como fazer um planejamento de marketing digital é primordial para aumentar a credibilidade com os novos clientes ou fidelizar os antigos.

Isso porque a apresentação do planejamento é o momento no qual você mostra ao cliente toda a programação destinada ao meio digital da empresa. Quer aprender como montar o seu e garantir uma apresentação de sucesso? Vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Neste artigo, você encontrará:

  • O que é um planejamento de marketing;
  • 5 dicas para a formulação do seu planejamento.

Vamos direto ao assunto!

O que é um planejamento de marketing digital?

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, o marketing digital tem ganhado destaque nos últimos anos. Ele trouxe possibilidades que o marketing tradicional não tinha: produzir muito gastando pouco.

Dessa maneira, você utiliza os meios digitais para se comunicar com o público, trazer credibilidade para a sua marca, vender mais produtos e milhares de outras oportunidades. Sendo assim, o planejamento nada mais é do que um documento com a reunião de estratégias que serão realizadas em um determinado período para alcançar esses objetivos.

Por isso, ele é feito pensando exclusivamente nas necessidades daquela marca, procurando estabelecer táticas de acordo com os objetivos. É importante lembrar que não é apenas elencar e colocá-las em um cronograma, mas pensar em tudo que o envolve e que o torna relevante para a presença digital da empresa.

Fazendo boas escolhas, ele irá te auxiliar a:

  • Entender melhor sobre as necessidades do cliente e produzir conteúdos mais direcionados;
  • Estabelecer parâmetros e métricas de resultados, comprovando a eficiência do seu trabalho;
  • Caso você possua uma equipe, ele ajudará a organizar e definir melhor as responsabilidades de cada colaborador;

E muito mais! O planejamento é uma ferramenta dinâmica do marketing digital.

5 dicas para elaborar seu planejamento

1. Pesquise

Entender tudo sobre o mundo da marca é fundamental para fazer um bom documento. Por isso, o segredo é pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Explore o que já foi produzido pela empresa, tenha olhos ativos pelo conteúdo da concorrência, procure as avaliações dos usuários e tudo que possa ser utilizado como base para o desenvolvimento.

Além disso, solicite para o seu cliente um briefing com as informações sobre o negócio. Até porque, quem sabe melhor do que o próprio dono, não é? Dessa maneira, a criação ficará ainda mais fácil e objetiva porque você já entenderá as deficiências que devem ser solucionadas.

2. Crie personas

Se você acha que apenas conhecer o público é necessário para um bom planejamento, está muito enganado. Uma das principais estratégias de marketing digital é a criação de personas, uma caracterização semificcional do seu público-alvo.

Nela, você estabelece o perfil do consumidor da marca, baseado em estudos aprofundados. E qual a importância da persona para o seu planejamento? A resposta é simples: tudo fica mais claro.

Com ela, você conseguirá ter uma noção dos gargalos e o que o usuário procura nos meios digitais que podem ser associados à sua marca.

3. Defina KPIs

Tem coisa melhor do que medir os seus resultados após muita dedicação e trabalho? Os Key Performance Indicators são índices que medem o quanto das suas metas foram atingidas.

Desse jeito, conseguirá investir em uma apresentação de resultados, mostrando a potencialidade do seu trabalho e utilizar como portfólio para as próximas captações. Para isso, ao final do projeto, analise as métricas estabelecidas no início do planejamento digital.

Conheça os principais KPIs para as definições do seu planejamento de marketing digital.

4. Determine um calendário

Depois de todos os passos acima, o mais importante é criar um cronograma com todas as campanhas e estratégias que serão realizadas no tempo definido.

Para este propósito, separe em cada data o conteúdo e o que deve ser feito para produzi-lo, além de determinar quem irá se responsabilizar por cada etapa.

5. Apresentação e organização

Por último, mas não menos importante: faça uma boa apresentação.

Apesar de necessitar de organização, não se prenda aos detalhes visuais. Procure deixá-la atraente para captar a atenção do seu cliente, mas sem muita informação. Lembre-se: o importante é o que será comunicado.

Por isso, se a exposição não for presencial, tente marcar uma reunião online para explicar detalhadamente o que você pensou em cada tópico do planejamento.

Mas, para facilitar a sua vida, selecionei algumas ferramentas simples e intuitivas que podem te auxiliar no processo:

  • Para a organização de estratégias, você pode usar o mapa mental da ferramenta MindMeister;
  • Para a apresentação visual do seu planejamento, use o Canva;
  • Para apresentação dos resultados, utilize as planilhas do Google Sheets.

Chegou a hora de colocar as dicas em prática

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer um planejamento de marketing digital, não terá problema em desenvolver o seu.

Explore as informações e garanta a satisfação do seu cliente sem deixar o principal de lado: colocar a mão na massa e se dedicar ao máximo em cada fase!

Não esqueça que a Tante é a sua maior aliada quando o assunto é comunicação digital. Conheça os nossos serviços e faça a sua marca ter resultados reais!