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A presença digital dos negócios, sejam pequenos ou grandes, é uma realidade. A pandemia do Covid- 19 acelerou alguns ingressos ao mundo digital e fez entrar quem nem pensava nisso. O fato é que, ainda que o seu negócio não seja digital, a sua presença precisa ser.

Seja qual for o produto ou serviço desejado, é na internet o início da busca do consumidor. Dessa forma, você precisa estar por lá com sua marca, anunciando seus diferenciais e atraindo seu público.

É aí que entra o Inbound Marketing. Trata-se de um método que se configura em ações de marketing digital para atrair o público. Essa atração é o primeiro passo para se chegar à venda em si. Vamos entender melhor como funciona.

Jornada do consumidor

Primeiramente, é preciso conhecer os passos que o consumidor percorre antes de efetivar a compra. A jornada de compra é composta basicamente por quatro etapas:

  • Aprendizado e Descoberta: neste momento o futuro cliente tem uma inquietação, mas ainda não sabe do que trata. Começa uma pesquisa para descobrir o que lhe falta ou necessita;
  • Reconhecimento do Problema: nesta fase já se entende qual o problema. Dá-se início então as buscas por solução;
  • Consideração da Solução: Temos um potencial consumidor mais firme no entendimento do problema e das alternativas de resolução;
  • Decisão de Compra: Aqui já foi feita uma escolha, é preciso efetivá-la com a compra em si.

Em cada fase da jornada, o Inbound Marketing atua na intenção de seguir levando o público até o fechamento da compra.

Inbound

Funil de vendas

Para cada passo da jornada, há um foco estratégico do Inbound Marketing. O chamado funil de vendas ilustra o caminhar do visitante até se tornar um consumidor.

  • Topo do funil: é a fase do aprendizado. Temos aqui visitantes curiosos;
  • Meio do funil: Fase em que o problema já foi reconhecido e consideram-se as soluções. Temos pessoas em busca de sanar necessidades.
  • Fundo do funil: Fase da decisão de compra: O visitante finalmente se torna um consumidor.

Marketing de conteúdo

Compreendemos a jornada de compra, o funil de vendas e sobre Inbound Marketing se referir a atração. Agora precisamos entender como se dá essa atração.

Precisamos ter em mente que o público do nosso interesse está o tempo todo navegando pela internet em meio a uma grande variedade de informações. O Inbound Marketing irá atuar como um anzol a fim de fisgar o navegante para o seu negócio. No caso, a isca deve estar cheia de conteúdo.

Não um conteúdo qualquer, mas o conteúdo voltado para o interesse do público que você quer atrair. O tipo de conteúdo deve seguir a jornada de compra e o funil de vendas. Neste sentido temos:

  • Aprendizado e Descoberta: desenvolvimento de um conteúdo que desperte a curiosidade do público em conhecer mais sobre seu negócio;
  • Reconhecimento do Problema: Elaboração de conteúdo mostrando as possibilidades de solução, incluindo a oferecida pelo seu negócio;
  • Consideração da Solução: Criação de conteúdo que vá mais à fundo naquilo que o seu negócio tem a oferecer;
  • Decisão de Compra: No momento da compra o seu conteúdo precisa vender efetivamente. Mostre facilidades de pagamento, recebimento, troca, todas as suas vantagens em relação a concorrência

Vantagens do Inbound Marketing

Até aqui você já deve ter se dado conta de como o Inbound Marketing se configura em uma estratégia de aproximação com o consumidor em potencial. Contudo vamos reforçar as vantagens de fazer uso dessa ferramenta do Marketing Digital.

  • Relacionamento: diferente de ações de marketing offline, no Inbound há sempre uma chamada para estreitamento de laços. Quanto mais se conhece um potencial cliente, mais chance de conquistá-lo e fidelizá-lo;
  • Custo x Benefício X Mensuração: Como o Inbound Marketing atua direto no alvo, a relação custo x benefício se torna maior e melhor. Outro ponto importante é a possibilidade de mensuração dos resultados. Você pode saber exatamente o retorno sobre o investido.

Uma vez por dentro das vantagens do Inbound Marketing, entre em contato conosco e agende uma reunião.