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Como anda o engajamento nas redes sociais da sua empresa? Esse é um fator preocupante para alguns empreendedores por ser um indicador de desempenho do investimento na comunicação da empresa.

Como é um assunto muito relevante para quem está investindo nas redes sociais, vamos te apresentar alguns erros que podem influenciar no engajamento, mas, antes de tudo, é interessante que você entenda como as mídias sociais funcionam.

Neste artigo, vamos usar como exemplo o Instagram, rede social com mais de 2 bilhões de contas ativas, de acordo com pesquisa da Opinion Box, e tem se tornado, cada vez mais, um ambiente atrativo para as empresas investirem em conteúdos para os seus clientes.

Entendendo o engajamento nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais pode ser em forma de comentários, curtidas, cliques, compartilhamentos e muito mais. Trata-se de métricas importantes para entender como o público reage aos conteúdos do perfil, o que, em última instância, também beneficia a audiência que está sendo construída.

O Instagram é uma rede social que atua a partir de um sistema de algoritmos, que capta informações e direciona conteúdos que fazem sentido para cada usuário.

Assim, eles são fatores fundamentais para o alcance das publicações, já que, se eles entenderem que o conteúdo é relevante para um alto número de usuários, consequentemente, ele será apresentado para mais pessoas e aumenta as chances de ter um maior número de interações.

É importante salientar também que esse sistema prioriza conteúdos que farão as pessoas passarem mais tempo na rede social. Por isso, pense em dedicar esforços para conteúdos que captam a atenção. Aí vale pesquisar e entender o que está em alta no momento.

Existem muitas possibilidades para não impactar o seu engajamento, mas procure evitar:

1. Fazer conteúdos que não fazem sentido para a sua marca

As trends estão por toda a parte e a cada dia conseguimos ver vários sendo lançados, não é? Uma coisa é certa: de nada adianta produzir um conteúdo que está em alta, mas que não faz sentido para a sua marca ou para o seu público.

Estude profundamente as suas personas e procure desenvolver aquilo que seja coerente para a sua marca, tendo como base o propósito e o objetivo dela.

Dessa forma, ao longo do tempo, você conseguirá perceber os materiais que entregam um melhor resultado de acordo com a preferência do público.

2. Não ter um cronograma bem definido

Uma coisa que deve estar no planejamento digital da sua empresa é a constância. Se você alimenta as redes sociais uma vez ou outra, será mais difícil conquistar e prender a atenção do seu público.

Imagine que ele entenderá que nas terças e quintas terá conteúdos da sua marca e, se ele não receber, provavelmente, irá enfraquecer essa ligação. Sendo assim, estabeleça uma quantidade de posts em um determinado período e procure seguir esse calendário com diferentes tipos de conteúdos.

3. Fazer postagens em horários diferentes

Assim como o ponto anterior, é muito interessante que você descubra qual o horário que os seus possíveis clientes estarão presentes nas redes sociais. Isso pode ser analisado nas próprias métricas do Instagram.

Se existe um grande fluxo de usuários consumindo conteúdo em determinado horário e você costuma alimentá-los com bons materiais, certamente isso aumentará o seu engajamento.

4. Não interagir com o público

Se as redes sociais são ambientes para socializar, como você poderá deixar de lado a comunicação com o seu público? Busque produzir conteúdos que estimulem essa interação, como comentários e compartilhamentos, sempre respondendo dúvidas e entendendo aquele canal como uma possibilidade de conquistar os seus clientes.

Após entender o que você não deve fazer para atrapalhar o engajamento nas redes sociais, ficou muito mais fácil pensar em boas propostas para melhorá-lo, não é?u

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