fbpx

Adotar o inbound marketing como estratégia de atuação digital demanda o conhecimento de múltiplos instrumentos para o bom funcionamento de uma campanha. As principais ferramentas do inbound marketing, juntas, ajudam a formar um poderoso pacote de ações a serviço dos objetivos de comunicação.

Logo, conhecer esses recursos e suas capacidades se torna necessário para montar uma estratégia vencedora. Além disso, ajuda a retrabalhar sempre o planejamento, abrindo perspectivas de novas ações a cada movimento novo da persona.

Neste artigo, trouxemos cinco das principais ferramentas do inbound marketing usadas para a administração dos esforços de comunicação digital. Aproveite a leitura.

Blog corporativo

Podemos dizer que esta é a ferramenta do inbound marketing mais básica e também uma das mais necessárias. Produzir seu próprio conteúdo é algo já percebido por marcas e empresas como estratégico para a condução de um negócio. O blog corporativo é onde este conteúdo pode ser encontrado.

Ao alimentar um blog de assuntos relevantes, uma empresa consegue manter seu público razoavelmente informado sobre seu produto. Isso ajuda a gerar tráfego, potencializado pelas técnicas de SEO, e direcionar o visitantes para o funil de vendas. Em linhas gerais, um blog corporativo é uma ferramenta de captação de atenção e desenvolvimento de argumentos positivos sobre o negócio da empresa.

E-mail marketing

Depois da fase obscura dos spams, o e-mail renasceu como uma da ferramentas de maior potencial do inbound marketing. Sua função é manter um relacionamento aquecido com a base de clientes, por meio da nutrição de leads. O envio constante de mensagens garante a lembrança de marca e a circulação de informação importantes.

O e-mail marketing parte do pressuposto da permissão. Logo, as estratégias invasivas deram lugar a criação de uma relação harmônica entre as pessoas e as marcas, usando o meio de comunicação mais individual que existe: o e-mail.

Landing Pages

É na landing page que o inbound marketing concretiza um dos seus principais objetivos: a conversão. Com esse instrumento, o visitante curioso se transforma em um lead, um contato qualificado que passará a ser trabalhado com mais profundidade na comunicação da empresa.

Os visitantes são atraídos por conteúdos que lhe trazem benefícios, como e-books, calculadoras, planilhas, etc. e deixam seu “rastro”, que serão um importante objeto de análise de uma campanha. Esta ferramenta, portanto, também está na base da estratégia de inbound marketing.

Mídias sociais

O mundo da internet é social, e a mais contemporânea estratégia de comunicação não poderia deixar de ser também. As mídias sociais são importantes por ajudar a direcionar tráfego para landing pages e blogs corporativos, a fim de dar visibilidade a conteúdos e materiais ricos produzidos.

Usando o Facebook, o Instagram, o Twitter e outras plataformas de contato direto com pessoas, é possível construir relacionamentos e criar consciência de marca, colocando como objetivo final a conversão de visitantes em leads.

Monitoramento

Inbound marketing não é só construir ações, mas também administrá-las. E não se pode fazer isso sem monitoramento. O Google Analytics é uma das ferramentas do inbound marketing mais populares, pois fornece dados em tempo real que mostram a realidade das ações produzidas.

É impossível obter uma boa performance com o inbound marketing sem analisar profundamente os dados de tráfego e conversão de uma ação proposta. A base da estratégia é saber se o público está respondendo bem e como potencializar sua participação ativando outras ferramentas. Quem fornece esse cenário com bastante precisão são os softwares de monitoramento.

Claro que sabemos que o inbound marketing tem à sua disposição outras dezenas de ferramentas, como os programas de CRM, os widgets de SEO e mesmo a publicidade nos buscadores e nas mídias sociais. Contudo, é preciso ter uma base ferramental para que a estratégia comece a produzir os resultados desejados no tempo esperado.

As ferramentas do inbound marketing podem ser úteis para o seu negócio. Entre em contato com a Tante para saber mais sobre elas.