Que o seu negócio precisa de um site é certo. Sites centralizam informações na internet e são um instrumento fundamental da construção da presença digital de uma empresa.
Mas nem todo site é igual. Alias, nem devem ser. Alguns podem ser mais simples e outros podem agregar funcionalidades mais complexas. São os sites estático e dinâmico. Cada um cumpre um papel para a atuação da empresa na internet.
Saiba diferenciá-los para escolher o que traz mais benefícios para você. Boa leitura.
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Sites estáticos
No início da internet, lá pelos anos 90, todos os sites eram estáticos. Mas não se engane, eles não têm muito a ver com os sites estáticos atuais. Se você quiser uma prova, basta acessar o site do filme Space Jam, que está no ar desde 1996 sem alterações.
Os sites estáticos avançaram muito com o tempo, principalmente em seu design. Por mais simples que pareçam, eles têm layouts desenvolvidos com princípios de arquitetura da informação, usabilidade e UX design. Eles são opções legítimas para as empresas terem um endereço virtual mais simples na internet.
É justamente essa simplicidade que os definem como sites estáticos, uma vez que não há grandes funcionalidades para o usuário se beneficiar ou conteúdo sendo atualizado com frequência. Nos sites estáticos, estão reunidas informações básicas da empresa, aquelas atemporais, que chamamos de evergreen.
Tecnicamente, um site estático é mais difícil de atualizar, uma vez que exige conhecimentos em linguagem de programação e softwares de edição de imagens e de HTML. Mas como isso não é feito com frequência, acaba não sendo um problema para a empresa.
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Sites dinâmicos
Os sites dinâmicos representaram uma grande revolução na internet, pois trouxeram mais funcionalidades para os usuários e muitas outras razões de uso para as empresas, que têm se beneficiado bastante dessa ferramenta.
Como o nome já diz, ele é o oposto do estático: tem o conteúdo constantemente atualizado, atraindo a atenção das pessoas, presta serviços pela internet e facilita a atuação digital da empresa. Ele reúne todas as informações básicas e ainda pode ser útil para aproximar os clientes dos produtos e serviços.
Os sites dinâmicos são atualizados via CMS (Content Management System), um software de fácil manuseio que permite inserir textos, imagens, vídeos; criar páginas e formulários; adicionar plugins com novas funcionalidades, etc. O mais famoso, sem dúvida, é o WordPress, que equipa sites de pequenas empresas até portais de alcance mundial.
Com um bom treinamento e conhecimentos básicos, uma empresa pode ter um site dinâmico e começar a fazer seu blog corporativo, integrar com mídias sociais, atender clientes via chat, disponibilizar materiais para download e tantas outras coisas.
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Qual o melhor para o meu negócio?
A resposta vai vir de outra pergunta: qual a melhor estratégia de marketing digital para o meu negócio? Se você souber como a sua empresa vai atuar na internet saberá se precisa de um site estático ou dinâmico.
Muitas estratégias direcionam os esforços de marketing para o site, pois é ali que os usuários viram leads e são convertidos em clientes. Nesse caso, o aumento de tráfego pode ser uma das bases da estratégia, e o site dinâmico é o mais recomendado.
Por outro lado, determinados negócios precisam de mais visibilidade e uma inteiração social intensa, tendo uma estratégia mais voltada para plataformas como Youtube e Instagram, por exemplo. Aí um site estático pode cumprir bem a função de representar a empresa na internet.
Mas essa certeza você só vai ter avaliando sua estratégia digital, algo que a Tante pode fazer para você. Clique no link a seguir para fazer um Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e vamos conversar sobre o tipo de site mais adequado para a sua empresa.
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