Que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo é bem claro. Mas sua versão empresarial, o WhatsApp Business, pode ser até útil para o dia a dia de empreendimentos que buscam maior aproximação com clientes e prospects.
Para as empresas com forte atuação digital, este app tem sido utilizado para atender melhor e realizar novos negócios com eficiência para trazer resultados cada vez mais consistentes.
São muitos os benefícios para usá-lo nos seus negócios. Listamos 3 dos principais para explicar como o WhatsApp Business pode transformar seu negócio, seja qual for o tamanho dele. Acompanhe a leitura.
1. Melhora o atendimento
Vamos repetir e enfatizar: melhora muito o atendimento. A organização do aplicativo, com todas suas funcionalidades, é feita para dar melhores condições aos empreendedores de falar com clientes e apresentar o seu negócio.
Um vendedor, por exemplo, pode receber dezenas de contatos simultâneos, mas com comandos fáceis e ágeis pode dar encaminhamento a cada um deles com um ou poucos cliques. Ou mesmo de forma automática, para aquelas demandas mais frequentes e fora de horário de funcionamento.
Sem bem programado, nenhum cliente fica esperando longos períodos e sem informações. É o primeiro passo para agilizar o atendimento e aumentar as conversões.
2. Expõe produtos e serviços
O WhatsApp Business pode funcionar como uma grande vitrine para produtos e serviços. Muito além das mensagens, o uso do app pode fazer informações sobre produtos e serviços circularem com mais eficiência. As duas funcionalidades abaixo são fundamentais para isso.
- Status: é a versão dos stories do app e serve como um canal para publicar fotos e vídeos, sendo comumente usado para anúncios e ofertas. Esta funcionalidade dinamiza o uso do aplicativo, fazendo os clientes navegarem por esse pedaço virtual do negócio.
- Catálogo: funciona como a prateleira de uma loja, expondo imagens de produtos e toda informação que os clientes necessitam. É fácil de criar e mais fácil ainda de compartilhar com os contatos.
Esta alta exposição beneficia os negócios e ajuda os clientes a ter mais consciência dos produtos por meio de informações mais bem trabalhadas.
3. Apoia as ações digitais
Um fator importante do WhatsApp Business é a possibilidade de integrá-lo às estratégias digitais da empresa. O aplicativo não precisa ser apenas um mensageiro, pode ser também mais uma plataforma para dar fluxo a táticas de marketing digital.
- Ele permite a criação de links curtos que podem ser usados em sites, mídias sociais e outras plataformas para jogar um lead qualificado direto para o atendimento, aumentando também o tráfego em plataformas.
- O aplicativo gera relatórios de envio, entrega, abertura e leitura. Com esses dados, é possível ter uma visão panorâmica dos atendimentos e cruzar as informações com outras para refinar ainda mais as táticas de atendimento e venda.
Um exemplo da versatilidade é a integração do WhatsApp Business com o RD Station, uma das plataformas de fluxo de automação mais usadas no mercado brasileiro. A conexão das duas aplicações permite, por exemplo, que campanhas de e-mail marketing e acesso de landing pages gerem leads qualificados e os encaminhem diretamente para o WhatsApp Business de vendedores.
Conclusão
Já apresentamos o WhatsApp Business neste artigo aqui no Blog. Você pode ler mais uma vez para complementar os conhecimentos sobre o app.
É importante saber que aplicativos e plataformas oferecem boas funcionalidades, mas é o seu uso estratégico aliado a ações de marketing digital que fazem deles excelentes ferramentas para um negócio. As vantagens listadas acima são concretizadas quando bem trabalhadas no ambiente digital e integradas a um plano de divulgação, atendimento e vendas.
Continue estudando a melhor forma de associar aplicações como o WhatsApp Business ao seu negócio e cresça mais no mercado ao oferecer a melhor experiência digital aos seus clientes.
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