O Instagram Analytics é a ferramenta nativa do aplicativo que fornece dados estatísticos aos empreendedores para que possam analisar o desempenho de ações e mensurar os seus resultados.
Os dados são um dos fundamentos do marketing digital porque mostram a eficácia das ações de comunicação e ter o acesso facilitado a eles pode ser de grande valia para o desenvolvimento de campanhas online.
Neste artigo, vamos mostrar as funcionalidades do Instagram Analytics. Fique atento e bom aprendizado.
O Instagram Analytics
Curtidas e comentários em posts e stories são apenas dados públicos e insuficientes para uma campanha digital no Instagram. Esses números têm um limite muito baixo para mostrar a eficácia de qualquer ação na plataforma. É aí que entra o Instagram Analytics, que apresenta números mais completos e reais para termos uma visão mais panorâmica dos esforços de comunicação.
O Analytics é um recurso exclusivo das contas comerciais do Instagram e só está disponível na versão mobile do aplicativo, portanto não é possível visualizar os dados nos perfis pessoais ou logado no desktop. Com o acesso a eles, é possível ter parâmetros como:
- Alcance – número de usuários totais que visualizaram uma publicação
- Impressões – quantidade de vezes que a publicação foi exibida na plataforma
- Interação – ações do público em relação ao perfil e publicações
- Público – perfil sociodemográfico dos seguidores
Com uma análise criteriosa dos números revelados pelo Instagram Analytics, perfis comerciais podem entender o comportamento do seu público em relação aos conteúdos, saber que anúncios e posts mais engajam, descobrir os horários de melhor performance, entre outros, e trabalhar taticamente para influenciar o público de forma mais precisa.
Desempenho do perfil
Não é necessário instalar aplicativos ou extensões para ter acesso ao Instagram Analytics. Basta ir no menu do app e clicar em “Informações” e começar a fazer uma leitura crítica do desempenho do seu perfil.
Aí você pode ter acesso aos dados de forma organizada e buscar por aqueles que revelem o potencial de comunicação do seu perfil. Isso tem muito a ver com a sua estratégia e o que você pretende colher de resultados com o perfil do Instagram.
- Visão geral – É onde se consegue a visão panorâmica do perfil, com todas as publicações (posts, stories e anúncios) e seu desempenho. É possível filtrar os dados por períodos de 7 dias a 2 anos, por tipo de publicação e por tipo de interação do usuário. São muitas as formas de enxergar o comportamento de uma ação de comunicação no Instagram a partir desses dados gerais do Analytics.
- Atividade – nesta aba do Analytics, você pode visualizar em tempo real se o seu perfil tem atingido os objetivos propostos. Ela mostra o desempenho das publicações nos últimos 7 dias, com números de alcance, impressão e interações. Os gráficos mostram com facilidade subidas e descidas dos números e podem gerar insights rápidos do que funciona e o que precisa ser alterado.
- Público do perfil – aqui dá para ver o crescimento do número de seguidores e quantos deixaram de seguir, mostrando uma taxa consolidada. Mostra também o que é de grande valia para o marketing digital: o perfil do público seguidor, com dados sobre horário de maior acesso, localização geográfica, faixa etária, gênero, etc.
Conclusão
O Instagram é possivelmente a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Seu potencial de mídia já é conhecido para negócios de todos os portes. Com o uso do Instagram Analytics, como você viu no artigo, é possível entender sua comunicação e como o público reage a ela.
A partir dessa percepção, você pode aprimorar sua tática de marketing digital, fazendo modificações para eliminar posts, stories e anúncios que não dão resultados e impulsionar os melhores e com melhor recepção, além de criar novos com um direcionamento mais certeiro.
Se você precisa de ajuda para isso, a Tante está à disposição para analisar, planejar e criar campanhas de alto impacto para o seu negócio. Entre em contato.
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