Blog

28/07/2020 Marketing digital

Descubra como funciona o Instagram Analytics

O Instagram Analytics é a ferramenta nativa do aplicativo que fornece dados estatísticos aos empreendedores para que possam analisar o desempenho de ações e mensurar os seus resultados. 

Os dados são um dos fundamentos do marketing digital porque mostram a eficácia das ações de comunicação e ter o acesso facilitado a eles pode ser de grande valia para o desenvolvimento de campanhas online.

Neste artigo, vamos mostrar as funcionalidades do Instagram Analytics. Fique atento e bom aprendizado.

O Instagram Analytics

Curtidas e comentários em posts e stories são apenas dados públicos e insuficientes para uma campanha digital no Instagram. Esses números têm um limite muito baixo para mostrar a eficácia de qualquer ação na plataforma. É aí que entra o Instagram Analytics, que apresenta números mais completos e reais para termos uma visão mais panorâmica dos esforços de comunicação.

O Analytics é um recurso exclusivo das contas comerciais do Instagram e só está disponível na versão mobile do aplicativo, portanto não é possível visualizar os dados nos perfis pessoais ou logado no desktop. Com o acesso a eles, é possível ter parâmetros como:

  • Alcance – número de usuários totais que visualizaram uma publicação
  • Impressões – quantidade de vezes que a publicação foi exibida na plataforma
  • Interação – ações do público em relação ao perfil e publicações
  • Público – perfil sociodemográfico dos seguidores

Com uma análise criteriosa dos números revelados pelo Instagram Analytics, perfis comerciais podem entender o comportamento do seu público em relação aos conteúdos, saber que anúncios e posts mais engajam, descobrir os horários de melhor performance, entre outros, e trabalhar taticamente para influenciar o público de forma mais precisa. 

Desempenho do perfil

Não é necessário instalar aplicativos ou extensões para ter acesso ao Instagram Analytics. Basta ir no menu do app e clicar em “Informações” e começar a fazer uma leitura crítica do desempenho do seu perfil.

Aí você pode ter acesso aos dados de forma organizada e buscar por aqueles que revelem o potencial de comunicação do seu perfil. Isso tem muito a ver com a sua estratégia e o que você pretende colher de resultados com o perfil do Instagram. 

  • Visão geral – É onde se consegue a visão panorâmica do perfil, com todas as publicações (posts, stories e anúncios) e seu desempenho. É possível filtrar os dados por períodos de 7 dias a 2 anos, por tipo de publicação e por tipo de interação do usuário. São muitas as formas de enxergar o comportamento de uma ação de comunicação no Instagram a partir desses dados gerais do Analytics.
  • Atividade – nesta aba do Analytics, você pode visualizar em tempo real se o seu perfil tem atingido os objetivos propostos. Ela mostra o desempenho das publicações nos últimos 7 dias, com números de alcance, impressão e interações. Os gráficos mostram com facilidade subidas e descidas dos números e podem gerar insights rápidos do que funciona e o que precisa ser alterado.
  • Público do perfil – aqui dá para ver o crescimento do número de seguidores e quantos deixaram de seguir, mostrando uma taxa consolidada. Mostra também o que é de grande valia para o marketing digital: o perfil do público seguidor, com dados sobre horário de maior acesso, localização geográfica, faixa etária, gênero, etc. 

Conclusão

O Instagram é possivelmente a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Seu potencial de mídia já é conhecido para negócios de todos os portes. Com o uso do Instagram Analytics, como você viu no artigo, é possível entender sua comunicação e como o público reage a ela

A partir dessa percepção, você pode aprimorar sua tática de marketing digital, fazendo modificações para eliminar posts, stories e anúncios que não dão resultados e impulsionar os melhores e com melhor recepção, além de criar novos com um direcionamento mais certeiro.

Se você precisa de ajuda para isso, a Tante está à disposição para analisar, planejar e criar campanhas de alto impacto para o seu negócio. Entre em contato.

Siga a Tante no Instagram e fique atento ao nosso conteúdo.