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Para quem investe no mundo digital, entender de SEO para sites é extremamente relevante para o sucesso nesse meio. O SEO ou Search Engine Optimization, ou até Otimização de Mecanismos de Busca, é a reunião de estratégias que colocam o site na primeira página dos buscadores, como o Google. 

Falando nele, o Google possui um trabalho bastante criterioso em relação aos melhores conteúdos ranqueados, ou seja, aqueles que aparecem logo quando alguém pesquisa sobre tal assunto. Por isso, pensar estrategicamente na estrutura e no conteúdo do site é essencial para aparecer bem para os atuais ou futuros clientes. 

Assim, esse mecanismo consegue aumentar o alcance e o conhecimento da marca. Até porque poucas pessoas ainda insistem em ir além da primeira página de pesquisa e muitas dão prioridade para aqueles links que aparecem na primeira posição

E é por esse motivo que todo empreendedor que possui um e-commerce, por exemplo, deve estar bem atento em como melhorar o seu posicionamento a partir do SEO. Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes sobre o assunto para auxiliar quem deseja ter um site muito eficiente na estratégia de busca.

Técnicas de SEO para sites 

Antes de ir para as dicas, vamos esclarecer que existem dois tipos de SEO: o On Page e o Off Page. 

O SEO On Page é voltado para aquilo que o usuário consegue perceber ao entrar no site, como estrutura, desempenho, os conteúdos, entre outros. É a parte da superfície.

Já o SEO Off Page, como o nome já diz, é focado no meio externo, ou seja, a maneira como é visto por outros sites. Ele é importante porque os motores de buscas, aqueles que são utilizados pelo Google para verificar o potencial da página, reconhecem como relevante. 

Ele funciona como um tipo de marketing boca a boca: quanto mais pessoas falarem sobre ele, maior relevância ele tem no meio. Parece difícil? Confira exemplos de SEO para aplicar no seu site!  

  1. Qualidade do conteúdo  

Um dos fatores que mais chamam a atenção dentro das estratégias de SEO é a produção de conteúdo. Sendo assim, ter um blog que é alimentado constantemente com materiais ricos, ou seja, relevantes para os clientes, é uma ótima escolha. 

Aliás, pesquisar por um assunto e encontrar uma empresa com diversos conteúdos bem pensados e estruturados faz com que o cliente acredite no potencial dela em solucionar o problema. Por isso, é recomendado investir em bons textos sobre o que os seus públicos pesquisam para encontrar o serviço ou produto oferecido. 

  1. Palavra-chave 

A palavra-chave é o item essencial para quem está utilizando as práticas de SEO. Ela direciona o conteúdo do texto e será utilizada para ser encontrada no momento da pesquisa. Por exemplo, se o usuário pesquisar “empresas de marketing digital em Recife”, se o texto tiver esses termos, será muito mais fácil para encontrar sua página.

Para isso, é importante que sejam definidas boas palavras-chaves para a construção do conteúdo, com grande volume de busca e valor para o segmento. Sendo assim, o Ubersuggest e o SEMRush são duas ferramentas que podem auxiliar nas escolhas, mostrando como os concorrentes as utilizam e se elas possuem relevância. 

  1. Títulos 

Falando em conteúdo, não podemos nos esquecer de um fator essencial de um texto: o título. Quando estamos escrevendo para blogs, temos duas formas que devem ser bem exploradas: a mensagem e a palavra-chave. 

A primeira é a proposta de valor clara do conteúdo. É o que vai convencer o leitor a clicar e acessar a sua página, ou seja, realizar a conversão. Mas ele só aparecerá nos resultados de busca se for redigido com SEO. O título será lido pelos robozinhos das plataformas de buscas e é extremamente importante que ele possua a palavra-chave no início. Mas não só no título, mas no primeiro parágrafo, em algum subtítulo e no final do texto. 

  1. Links

Os links são essenciais para mostrar a relevância do texto, indo além de argumentos e boas pesquisas. Isso acontece porque, quando outros textos do blog são referenciados, faz o leitor passar mais tempo examinando os conteúdos disponíveis, clicando e se interessando. Isso diminui a taxa de rejeição e ajuda no ranqueamento do site.

E os externos, além de também serem um fator dentro do SEO, mostram que os argumentos são confiáveis. Criam uma espécie de diálogo com a rede de informações do tema.

Sendo assim, ao linkar outros conteúdos, é importante tomar cuidado com a escolha das plataformas utilizadas. Pois os backlinks podem aumentar sua audiência, mas só se bem usados.

  1. Estrutura da página 

Por último, a estrutura da página. Algumas pessoas não pensam tanto no investimento em bons desenvolvedores para a criação do site, mas elas estão perdendo uma oportunidade de ter um uma página otimizada para estratégias digitais.

Isso porque um site bonito e com boa usabilidade também conta pontos dentro do SEO. Por esse motivo, é importante ter cuidado com o tempo de carregamento da página, para que não tenha uma alta taxa de rejeição, e com a parte visual, prezando por um design responsivo e harmônico. UX Design é a ferramenta da vez. 

E agora, como melhorar o meu site?

Não existe segredo para quem deseja investir naquilo que pode trazer lucros para o negócio. Procure uma empresa que entende do assunto e que vai desenvolver todas as estratégias com a melhor qualidade do mercado. 

A Tante tem mais de vinte anos de atuação com uma equipe qualificada e bem estruturada. Por isso, contem com a gente para dar um up no SEO do site e fazer o negócio decolar. Entre em contato agora!