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Podemos dizer que um blog de sucesso é aquele que atrai pessoas para um negócio e ajuda a criar conhecimento e reputação para a marca. Então, o que um blog precisa ter para chegar a esses e outros objetivos?
Quando falamos que um blog é bem-sucedido, estamos nos referindo a um que supre as necessidades de informações dos consumidores e ainda serve como meio de captação de leads, dando uma boa ajuda no direcionamento de tráfego.
Esses leads seriam os possíveis clientes da sua empresa, ou seja, aquelas pessoas que acessaram o seu conteúdo, ficaram interessadas e têm grandes possibilidades de finalizar uma compra. Além disso, de acordo com uma pesquisa do Hubspot, 53% dos profissionais de marketing utilizam o blog como prioridade em suas estratégias.

Por isso, o blog tem se tornado tão presente nos planejamentos de marketing, já que é uma forma orgânica de aumentar o conhecimento de marca e informar as pessoas sobre várias questões do negócio da empresa.
O Google, por exemplo, se alimenta das informações dos blogs para sanar as dúvidas de quem o utiliza. Assim, ele consegue alavancar aqueles sites que fazem mais sentido para as pesquisas dos usuários.
E talvez tenha sido por este motivo que você tenha chegado até aqui. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a ter um blog de sucesso.

4 dicas do que um blog precisa ter

Comece entendendo o seu público

Todo conteúdo publicado no seu blog deve ser de valor para o leitor. Por isso, o que um blog precisa ter é foco no público-alvo. Conhecer suas dores, entender seus desafios e como ele vai agir até chegar ao seu produto ou serviço, são pontos de análise para desenvolver sua linha editorial e o seu conteúdo.

Para tudo dar certo, direcione os artigos do blog para as personas do seu negócio. Dessa forma, é necessário ter claro o perfil do seu cliente ideal ( ICP) para ter temas conectados com suas necessidades e para a criação de um relacionamento mais próximo. Um blog de sucesso é aquele que atrai o público certo, se relaciona com ele e aproxima ele à sua marca.

Forneça conteúdo relevante

Os blogposts podem se encaixar em qualquer fase do funil de marketing de uma empresa, seja ele de aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução ou decisão de compras .
Em cada fase, devem ser publicados conteúdos de diferentes tipos e abordagens. E é possível ir além de resolver problemas e esclarecer dúvidas. Conteúdos relevantes além de informar, podem gerar relacionamento, construídos em forma de dicas, histórias, comparativos, análises, estudos de caso e muito mais.

As pessoas estão em busca de informações e conhecimentos e um blog pode entregar isso a elas e iniciar uma relação duradoura com uma marca. Por esse motivo, trace bons caminhos e temas relevantes para entregar ao seu futuro cliente boas informações.

Explore as técnicas de SEO

Podemos dizer que não existe blog de sucesso sem o SEO (Search Engine Optimization) . As técnicas de otimização de motores de busca são uma das coisas essenciais que um blog precisa ter para cumprir seus objetivos.
Dessa forma, todo o conteúdo precisa ser otimizado para que buscadores como o Google entendam a relevância do texto e entregue-o em mais e mais resultados de pesquisa. Para isso, é necessário usar palavras-chaves relevantes e encaixá-las nos locais certos no texto, criar títulos relevantes, criação de meta descrições e ter um conteúdo diferenciado, por exemplo.

Além disso, o SEO também está presente nas imagens que ilustram os textos e na estratégia de backlinks. Tudo isso junto fortalece o blog e possibilita que os artigos publicados cheguem a cada vez mais pessoas.

Crie um design atraente

Além de toda a parte dos algoritmos e funcionalidade do seu blog, é muito importante captar a atenção do usuário por meio do layout e das imagens. O apelo visual é muito importante para reter a atenção e dar credibilidade ao blog.
Mas lembre-se que o design não é apenas estética. Ele também é funcional e cumpre o papel de dar conforto visual na leitura, destacar informações importantes e ainda é essencial para a experiência do usuário. Com técnicas de UX Design, um blog pode ser desenvolvido para carregar o conteúdo mais rápido e criar fluxos de ações para explorar melhor funcionalidades do blog. E tudo isso conta e muito para o sucesso do seu blog.

É importante destacar que o sucesso de um blog muitas vezes leva tempo, então seja consistente e paciente. Monitore métricas importantes, como tráfego, tempo de permanência e taxas de conversão, para ajustar sua estratégia conforme necessário.

E, depois de conferir essas dicas, que tal começar a otimizar o seu? Para saber mais sobre o que um blog precisa ter e assuntos semelhantes, veja os nossos outros blogposts!