fbpx

O marketing digital é cada vez mais popular nas estratégias de comunicação de empresas e marcas. Os resultados produzidos e a eficiência de suas ações o gabaritam como um dos meios mais recomendados para a busca de resultados de vendas.

Para não deixar dúvidas sobre o seu potencial, preparamos esse FAQ com oito perguntas respondidas de forma objetiva para tirar suas dúvidas sobre o marketing digital.

Aproveite a leitura e compreenda mais.

O que faz uma agência de marketing digital?

É a empresa especializada em estratégia e que domina todo o ferramental do marketing digital para a criação de uma campanha. Uma agência de marketing digital possui em seus quadros profissionais de diferentes habilidades que, juntos, contribuem para a criação de uma estratégia para se aproximar do público, divulgar produtos e serviços, captar e nutrir leads e promover uma marca. Isso tudo, usando a internet e suas aplicações como plataforma.

Quanto custa fazer uma campanha de marketing digital?

Como tudo em marketing e publicidade, é um valor relativo. O objetivo da campanha e os recursos necessários para atingi-lo é que formarão o valor do investimento. É necessário pagar os serviços da agência, que incluem criação de conteúdos e artes, publicações, planejamento, controle das ferramentas e monitoramento. Além disso, investir em mídias como Google Ads e Facebook Ads.

O diferencial é que uma campanha online — que é focada em um público específico e tem retorno mensurável — é bem mais barata que uma offline. Uma verba de R$ 800,00 mensais em mídia paga produz resultados na internet para clientes de pequeno porte, enquanto é insuficiente para anunciar na mídia offline.

É possível vender com marketing digital?

Sim, muito embora toda ação de comunicação vise a conduzir o cliente para o ponto de venda já consciente dos seus desejos e necessidades para efetuar a compra. O marketing digital, usando o inbound marketing e marketing de conteúdo, estão altamente conectados com equipes de venda. Assim, as ações digitais fazem parte do funil de vendas, tendo como objetivo final vender produtos e serviços, principalmente pelas plataformas online.

Preciso pagar para anunciar na internet?

Está aí um mito que precisa ser derrubado: marketing digital é de graça. Não é! É preciso não confundir marketing digital no nível profissional com postagens em mídias sociais, que são apenas uma parte do trabalho. Os verdadeiros resultados só são obtidos com o impulsionamento do conteúdo produzido em plataformas como o Google, o Facebook e o Instagram. A vantagem é que os resultados aparecem e trazem um retorno considerável para os anunciantes.

Qual a diferença do marketing online para o offline?

Basicamente, a plataforma em que a comunicação é construída. No mundo online, usam-se sites, hotsites, YouTube, mídias sociais, e-mail marketing, marketing de busca, marketing de conteúdo e uma infinidade de ferramentas e ações possíveis com a internet. Neste caso, é possível atingir o público-alvo de diversas formas e meios, como usando smartphones.

No mundo offline, usam-se os meios tradicionais de publicidade, como televisão, rádio, impressos e mídia exterior. Eles, claro, têm sua importância. Mas vêm cedendo espaço para o marketing digital a cada dia.

Ainda preciso ter um site para minha empresa?

O site cumpre um importante papel no marketing digital. Além de ser o endereço virtual da empresa e sua forma de atuação institucional, ele ajuda a gerar tráfego para a campanha. Ou seja, é para onde muitos clientes são encaminhados ao clicar em uma link orgânico ou patrocinado. Hoje em dia, ele funciona como um repositório de informações da empresa em forma de conteúdo relevantes, como artigos em um blog corporativo.

O site institucional de uma empresa é capaz de gerar resultados concretos para uma campanha de marketing digital. Por isso, precisa estar sempre atualizado e com um layout que represente sua individualidade e seriedade.

Preciso ter um perfil em todas as redes sociais?

Em todas as redes sociais em que o seu público estiver. A ideia de criar páginas e perfis é acompanhar a vida digital dos clientes, fazendo-se presente nos ambientes que frequentam. O nome dessa tática é presença digital. Assim, estar no Youtube, Twitter, Facebook e Instagram faz parte da estratégia adotada, não de uma escolha por popularidade. A depender do cliente, são necessárias ações em redes mais focadas no seu universo, como usar o Behance e o Pinterest para estúdios de design.

Marketing digital funciona?

Esperamos que depois de ler todas as respostas acima você esteja convencido de que sim. Marketing digital funciona. Não é à toa que o mercado praticamente dobra de tamanho a cada dois anos. Quanto mais as pessoas se conectam e usam a internet, mais oportunidades surgem no mercado. Assim, a prioridade das empresas tem sido atuar no mundo online, onde elas têm flexibilidade e formas mais ágeis de promover o engajamento com seus consumidores.

O marketing digital é muito mais amplo do que essas perguntas respondidas podem mostrar. Navegando aqui pelo nosso blog você vai encontrar mais artigos sobre o tema e compreender todo o seu potencial para o desenvolvimento do seu negócio. Clique e aproveite.