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Os relatórios do Google Analitycs são importantes para mostrar o panorama da performance de um blog em uma estratégia digital. São ferramentas poderosas para análise de desempenhos e o fomento de estratégias online.

Mas, por si só, os dados não dizem muito. É a interpretação deles que tem valor. Daí a importância de buscar nos relatórios dados mais específicos para aliar à estratégia e chegar à sua desejada conversão.

Vamos mostrar neste artigo alguns relatórios do Google Analytics e quais informações procurar neles para avaliar o desempenho do seu blog.

Os relatórios do Google Analytics

Dados brutos têm pouco valor se não forem analisados com critérios e conectados a uma estratégia de crescimento da audiência e, principalmente, de conversão. O blog de uma empresa não é apenas um repositório de informações, ele deve ser um condutor do público pelo negócio até chegar ao objetivo final, que pode ser vendas, captação de leads, etc.

O Google Analytics é uma das principais ferramentas disponíveis para a coleta de dados e criação de relatórios completos. De uma forma geral, ele agrupa os relatórios em cinco categorias:

  • Tempo Real; 
  • Público; 
  • Aquisição; 
  • Comportamento; 
  • Conversões.

Com os dados desses relatórios, você pode analisar de uma forma geral como os usuários se comportam no seu blog e quais as páginas e conteúdos têm mais potencial para sua estratégia. Assim, é possível fazer otimizações e investir no que realmente converte.

Mas há alguns relatórios que podem produzir insights muito interessantes e devem ser usados com mais frequência para produzir bons resultados. Vamos a eles.

Conversão Assistida

A conversão final de uma estratégia de inbound segue toda a jornada de compra do consumidor, com passos específicos ao longo da relação dos usuários com seus problemas e com o conteúdo digital que lhe é fornecido.

E o blog tem um papel importante nesse esforço de conversão. Mas nem sempre ele é identificado, uma vez que atua mais na entrada do cliente, não na ponta da conversão. 

Com o relatório de conversão assistida do Google Analytics, é possível rastrear os canais de conversão e entender como uma visita ao blog, mesmo redirecionada por outros canais, contribui para o objetivo final da campanha. Ou seja, os convertidos em algum momento passaram pelo blog para consumir conteúdos, se informar e serem preparados para os passos seguintes da sua jornada

User Explorer

Este relatório permite visualizar de forma individualizada os interesses dos usuários do seu blog e entender como é a interação deles com seu conteúdo. Para cada visitante único, é gerado um número identificador que registra todo o seu fluxo de navegação pelo blog.

A dica aqui é analisar os usuários mais ativos, aqueles em primeiros no ranking, que são os visitantes mais frequentes e que passam mais tempo navegando. Ao fazer isso você “entra na cabeça” do seu cliente fiel e descobre seus interesses, fluxo de navegação, tempo de leitura, bounce rate e outras métricas que ajudam a compreendê-lo melhor.

Em pose dessas informações, é possível construir um conteúdo mais alinhado aos interesses e comportamentos de um público mais engajado, aquele mais propício à conversão.

Análise de coorte

Coorte é um termo em estatística relativo a um número de pessoas reunidas em um evento ocorrido em um período. Analisar o coorte é se debruçar sobre dados de um público que esteve junto em uma situação temporal do seu blog.

Ou seja, é possível ver quantos visitantes retornaram ao seu blog no período de uma semana ou um mês. O coorte mostra, em diferentes intervalos de tempo, o percentual de usuários que retornaram ao blog para consumir mais conteúdo.

 E o que fazer com esse número? Como a tendência é de queda, de as pessoas voltarem cada vez menos ao blog, o trabalho aqui é tentar retê-los e trabalhar para a sua volta, com uma boa estratégia de fluxo de nutrição. Lembre-se da jornada do cliente e do quanto ele precisa se abastecer de informações para chegar ao momento da conversão.

Uma boa análise de coorte tem um bom impacto na avaliação de campanhas para tomar as medidas necessárias e, assim, fazer as pessoas regressarem com mais frequência ao seu blog.

Os relatórios do Google Analytics oferecem métricas diversas para analisar o desempenho do seu blog. Saber cada vez mais sobre o seu potencial só faz melhorar os instrumentos de avaliação para criar e ajustar estratégias digitais vencedoras. 

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