fbpx

Aprender como usar hashtags no Instagram pode ajudar bastante no engajamento do seu perfil, sabia?
Por mais que muita gente ainda diga que elas não têm muito valor, é inegável que a maioria dos perfis profissionais usam e que algumas até alcançam um número expressivo de citações.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar um guia prático para você ter mais sucesso com o seu Instagram.

Entendendo as hashtags

Sendo bem direto, as hashtags são termos usados para definir a sua postagem e categorizá-la. Elas são sempre escritas após o símbolo de jogo da velha (#) e colocadas nas legendas das postagens
Por exemplo, se o seu nicho for clínica de estética, uma opção é inserir algo como: #clinicadeestetica + NOMEDASUACIDADE ou, caso seja uma loja de roupas, pode investir em #modafeminina ou #modamasculina.
Mas, se você não entende muito bem a utilidade das hashtags, vamos continuar explicando.

Além do que já citamos sobre categorização, as hashtags são usadas primordialmente para que pessoas que têm interesse no tema do seu negócio o achem com facilidade.
Ou seja, se um usuário procurar o seu nicho na seção de pesquisa do Instagram e a sua postagem estiver com a hashtag certa, a publicação aparecerá junto com outras do mesmo tema, aumentando assim o alcance.
E, imaginando que apenas o Instagram somou 122 milhões de usuários e é a 3ª rede social mais utilizada no Brasil, é uma boa estratégia, não é?

Para que tudo isso funcione, você precisa garantir um ponto fundamental: ter o perfil aberto. Apenas assim o seu público em potencial poderá achar as suas postagens e consequentemente fazer com que elas tenham um maior engajamento.
Então, já que você entendeu o conceito deste tópico, vamos para as dicas que vão te fazer colocar a mão na massa?

5 dicas para aprender como usar hashtags no Instagram

Vamos a algumas dicas que são um verdadeiro guia prático de hashtags no Instagram.

1. Seja autêntico nas hashtags

A melhor forma de explorar bem qualquer rede social é produzindo conteúdo de qualidade e com originalidade. Assim, não teria como ser diferente com as hashtags, não é?
Se você ainda não tem um público bem definido, inicie com termos mais genéricos, mas, de acordo com o seu crescimento, desenvolva hashtags que caracterizam de forma única o seu produto ou serviço.
Elas podem não gerar muito alcance no primeiro momento, mas servem como palavras-chave que definem o mercado de atuação do seu negócio.

2. Tome cuidado com a quantidade

É provável que a maioria das pessoas se incomode com uma legenda repleta de hashtags. Pois um conteúdo poluído tende a ser desagradável.
Por isso, selecione, no máximo, as 5 melhores que tenham a ver com o seu negócio e teste para entender a que tem mais eficiência em levar o público para a sua publicação.

3. Atenção às trends

Nós sabemos que um dos desejos da maioria das empresas é ter uma alta visibilidade nas redes sociais. Utilizar o poder das trends, ou seja, as tendências, é uma das maneiras de ganhar notoriedade.
Porém, mesmo que existam grandes oportunidades nesses termos bem pesquisados, pense bastante antes de usá-los apenas porque está em alta. O certo é procurar aqueles que façam sentido para o seu nicho, mas, caso não tenha tanta criatividade, busque boas ferramentas para te auxiliar.
Atualmente, existem vários geradores de hashtags que darão um norte das palavras mais utilizadas na sua área de atuação.

4. Explore também o story

Não sei se você sabe, mas é possível inserir hashtags no story do Instagram.  Dessa maneira, adicione, por exemplo, uma hashtag de localização da sua loja física ao postar uma imagem ou vídeo no story.
Os stories têm muita popularidade na plataforma, por isso é importante usá-lo como recurso para a sua estratégia digital.
Apesar de ser interessante, fique atento para que a sua imagem não fique muito poluída com a legenda que se sobrepõe à imagem do story.

5. Acompanhe a concorrência

Por último, mas não menos importante: estude a concorrência. Pense que analisar a comunicação dos concorrentes pode ser uma maneira muito interessante para entender o seu comportamento.
Então observe os perfis que você mais gosta e filtre o máximo de informações que podem somar nas suas estratégias, incluindo as hashtags.
E, já que você aprendeu tudo sobre como usar hashtags, procure uma empresa especialista no mundo digital para te acompanhar desde o planejamento até a execução dos melhores resultados. Aproveite e segue a Tante no Instagram para entender mais sobre o assunto!