fbpx

Blog

17/08/2018 Inbound marketing

Blog corporativo: comece o seu agora

Manter um blog corporativo é uma das táticas mais recomendadas do marketing digital hoje em dia. Praticamente toda empresa que busca algum destaque no seu mercado por meio da internet alimenta um blog com frequência.

Mais do que um diário ou mural de notícias, o blog corporativo tem o poder de gerar negócios a partir das suas múltiplas funções. Vamos neste artigo explorar os benefícios que ele traz para uma empresa e porque ela deve criar um agora.

Continue a leitura para saber mais.

Por que um blog corporativo?

Há muito, os blogs deixaram de ser um jornal da empresa com acontecimentos sobre a sua atuação no mercado. Notícias são importantes, mas talvez este não seja o melhor canal para publicá-las. Agora é a vez do conteúdo.

O marketing de conteúdo e o inbound marketing entraram definitivamente no universo do marketing digital. Seu potencial de explorar conteúdo para engajar clientes tem sido amplamente utilizado, produzindo resultados cada vez mais consistentes. E o blog é um dos lugares mais interessantes para centralizar a publicação de textos, e-books, infográficos, estudos de caso e outros materiais capazes de atrair cada vez mais audiência interessada.

Portanto, ter um blog corporativo é estar conectado com os métodos mais atuais de engajamento do consumidor na rede. É, antes de tudo, uma forma de atingir as pessoas positivamente por meio do conteúdo e do marketing digital.

Fale sobre o seu negócio

Como notícias e acontecimentos não são as melhores coisas para se publicar em um blog corporativo, é preciso estabelecer um política de produção de conteúdo para ele, que foque no cliente e no mercado.

Assim, ele terá artigos que ajudam as pessoas a compreenderem seus próprios problemas e a buscarem soluções. Ou seja, é um instrumento de educação e doutrinação do seu cliente. Claro que a solução estará no seu produto ou serviço, e o cliente visualizará isso facilmente.

Logo, trata-se de uma ferramenta corporativa que cumpre a função de subsidiar o mercado de informações para a tomada de decisão. O blog corporativo é um repositório de informações úteis que ajudam na compreensão geral do mercado, do produto e, sobretudo, das soluções para os clientes.

A leitura de artigos e materiais ricos esclarece as pessoas e as prepara para compra de produtos.

Otimize seu blog

Tudo pode parecer simples, mas não é tanto assim. Um blog corporativo, para produzir os resultados esperados, precisa ser otimizado. O acesso da maioria das pessoas aos artigos se dará por meio dos buscadores, como o Google. Portanto, é preciso criar o blog e seus conteúdos de forma amigável aos parâmetros de busca dessas ferramentas de busca.

Para isso, o SEO é o instrumento correto. A otimização para os motores de busca age para direcionar a audiência para um público mais qualificado e para aumentar o tráfego. Assim, mais e mais pessoas terão acesso ao conteúdo e serão impactadas pela mensagem, entrando no funil de vendas para se tornarem futuros clientes.

O blog corporativo otimizado tem a função de:

  • difundir institucionalmente a empresa pelo alto conhecimento dos produtos e marca;
  • aumentar o número de pessoas que conhecem a empresa e seus produtos por meio do crescimento do tráfego;
  • direcionar possíveis clientes para o funil de vendas da empresa, aumentando a comercialização de produtos;
  • controlar a audiência por meio do SEO e do monitoramento dos resultados.

São muitas as vantagens de se manter um blog corporativo para uma empresa. Uma produção de conteúdo alinhada às necessidades dos clientes e à estratégia empresarial na internet podem fazer do blog um instrumento central no engajamento de clientes e no desenvolvimento do negócio.

Se interessou por ter um blog para sua empresa? Entre em contato para conversamos sobre como proceder.

Postado por:
Flávia da Fonte