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As métricas são os melhores parâmetros para a tomada de decisão de uma campanha na internet. O conjunto de indicadores que uma campanha de marketing digital gera é uma excelente ferramenta para analisar o desempenho das ações e os resultados obtidos.

Nesses termos, trabalhar com métricas parece até algo fluente. Mas as coisas não são tão óbvias assim. São muitas as ferramentas que produzem dados e estatísticas. Contudo, saber o que usar e para que finalidade é o que faz delas um dos melhores instrumentos de ação do marketing digital.

Preparamos este artigo para você compreender melhor a importância das métricas na sua campanha digital e como usá-las para analisar suas ações na internet.

Para que servem as métricas

Para muita coisa. De uma forma geral, servem para mostrar as respostas dadas ao que foi planejado e executado. Elas ajudam a construir um panorama dos resultados da comunicação na internet.

As métricas fazem parte de um trecho final de um ciclo que começa com o planejamento, focado em objetivos claros e alcançáveis. Depois, passa-se pela execução das ações no meio digital para aí se chegar na coleta de dados dos indicadores de performance. Com eles em mãos, é hora de analisar os resultados e dar respostas consistentes ao que os números apresentam.

Como é possível perceber, as métricas oferecem apenas dados brutos das ações digitais. É preciso se debruçar sobre eles e fazer uma crítica, um trabalho analítico realizado por um profissional capacitado para usá-las como instrumento de melhoria do negócio.

As métricas no marketing digital proporcionam os dados que, uma vez processados, apontam para os melhores caminhos da atuação digital.

Métricas para seu negócio

A intuitividade e a facilidade de uso das plataformas de marketing digital criam a ilusão de que é fácil fazer marketing digital. Na verdade, é possível e acessível construir alguns conteúdos e conseguir engajamento a partir deles. Mas uma campanha digital exige algo mais elaborado.

Os indicadores de performance, conhecidos como KPIs, são o que diferenciam ações amadoras das profissionais. Empresas que buscam resultados na internet colocam metas e trabalham para alcançá-las, e as métricas constroem o parâmetro para enxergar os resultados esperados.

No marketing digital, algumas das principais métricas são:

  • Taxa de conversão: é quando o lead responde positivamente ao que a campanha pede. Pode ser fazer o download de um material, se inscrever em um webinar e, claro, realizar uma compra. Converter significa transformar o esforço de comunicação em uma ação do cliente.
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC): com esta métrica, é possível saber o quanto foi investido em média para adquirir um único cliente em um período determinado. O CAC permite saber o quanto a estrutura de comunicação digital custa para atrair compradores.
  • Taxa de Clique (CTR): tem a ver com a mídia paga e faz a relação da quantidade de anúncios veiculados (chamados impressões) com os cliques dados neles. Ou seja, mede a eficiência do anúncio em trazer clientes virtuais a uma página.
  • Custo por Clique (CPC): é uma métrica que permite enxergar o quanto está sendo investido para conseguir o clique de um cliente em um anúncio e direcioná-lo para um site ou landing page. Esta métrica é muito importante para os aspectos financeiros de um planejamento de marketing digital.
  • Retorno sobre o investimento (ROI): é um dos diferenciais do marketing digital, já que é calculado em tempo real. O ROI é um forte argumento para a continuidade de uma campanha digital, já que parametriza os custos de acordo com o retorno, mostrando o sucesso das ações em termos financeiros.

Com esses KPIs, usados de acordo com a situação de cada empresa, é possível reduzir erros das campanhas, otimizar ações que produzem os melhores resultados, analisar resultados de vendas e encontrar as fragilidades da atuação digital de uma marca. Com essa mensuração, a capacidade de obter informações valiosas para o desenvolvimento dos negócios só aumenta.

Se você chegou até aqui, compreendeu a importância das métricas para a sua campanha digital. Podemos analisar os seus dados e lhe ajudar a impulsionar o seu negócio na internet. Que tal? É só entrar em contato para agendarmos uma reunião.

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Flávia da Fonte