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14/05/2024 Marketing digital

Marketing de influência

No mundo digital, o marketing de influência tem tomado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das empresas. Isso acontece porque os profissionais da área começaram a observar o impacto dos influenciadores digitais na vida dos usuários e, consequentemente, nas oportunidades de impulsionar os objetivos das empresas.

Tanto que, em uma pesquisa da Statista e HootSuite, mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra por influência de uma celebridade ou influenciador digital.

Vamos entender um pouco mais sobre o universo dos influencers e o que podem fazer por uma empresa ou marca.

Os digital influencers

O marketing de influência é baseado em uma estratégia de marketing digital que utiliza dos produtores de conteúdo para influenciar nichos específicos do mercado.

Dentro desse universo, existem diferentes nichos que podem ser abordados, como humor, negócios, cuidados com a saúde, educação, estilo de vida e muito mais. E é a partir disso que a sua empresa deve ficar atenta, observando quais públicos e nichos fazem sentido para as suas estratégias e buscando novas oportunidades.

Os influencers serão uma ponte entre a empresa e os possíveis clientes que podem ter interesse no produto ou serviço, facilitando a comunicação e aumentando o reconhecimento da marca.

Dentre os diversos objetivos que podem estar incluídos nas ações temos: aumento da cartela de leads, captação de informações, aumento de seguidores, aumento das vendas e imagem e reconhecimento da marca por um público de um nicho específico e já consolidado.

Conheça 4 benefícios do marketing de influência

Se o mercado de influencers está bem aquecido, é porque produz bons resultados. Então vamos lá entender seus benefícios para quem opta por essa estratégia.

1. Custo-benefício

O custo-benefício dessa estratégia está voltado para a diversidade de influenciadores digitais dentro das redes sociais. Tanto que, segundo dados da Nielsen Media Research, atualmente existem pelo menos 500 mil influenciadores com no mínimo 10 mil seguidores cada.

Assim, os influenciadores podem passar diferentes orçamentos, dependendo da estratégia, do formato, do nível de engajamento dos seus seguidores e do tipo de conteúdo, por exemplo.

E, contando com isso, você poderá encontrar aquele que faça sentido para o seu orçamento e para o que você deseja como resultado.

2. Imagem da marca

Já imaginou ver o seu maior ídolo usando um produto do seu interesse? Tenho certeza de que você pelo menos lembrará dessa indicação no momento compra de algo parecido.

Independentemente do nicho, os influenciadores são tidos como pessoas de confiança e que comprovam a qualidade de serviços ou produtos. Por isso, a relação com eles é uma maneira de apresentar o que você vende para outras pessoas ou aguçar a curiosidade delas.

3. Tenha um público mais segmentado

Com o influenciador do segmento certo para o seu negócio, você não precisará segmentar o público da campanha por ele já ter uma audiência bem construída e definida. As agências de marketing de influenciadores podem nos ajudar nisso ou, se o contato for direto com o influenciador, geralmente eles enviam um midia kit com as informações necessárias.

O que você deve fazer é estudar bastante o público daquele usuário, além de solicitar dados e análise dos seus últimos resultados. Assim, fica bem mais fácil ter um direcionamento melhor das ações e parcerias.

4. Diferentes formatos disponíveis

Um outro ponto muito interessante desse método é a possibilidade explorar formatos diferentes ou aqueles não tão usados pela sua empresa nas redes sociais. Interessante, não é?

Claro, que vale a criatividade do influencer de elaborar produtos para o mercado de publicidade, como por exemplo os conhecidos “unboxing” e “visitas ao local”. Isso pode ser desdobrado de inúmeras formas, com alguma servindo bem para cada marca.

Viu só? Ao aplicar o marketing de influência você pode abrir um leque de oportunidades que antes não eram acessadas nas suas ações, atingindo um público mais amplo e fidelizado, aumentando assim a conscientização sobre a sua marca.