A conversão no e-commerce é o objetivo final de toda ação comercial e de comunicação na internet. Essa conversão final, claro, é a consumação de vendas. Conseguir aumentar os resultados de um site de vendas é o desejo de todo empreendedor virtual. E as ferramentas estão disponíveis para todos.
A dinâmica da internet exige o estudo constante do mercado, com suas novidades, gargalos, mudanças de estrutura e comportamento do consumidor. Isso tudo tem impacto na taxa de conversão do e-commerce. Portanto, é necessário entender o processo e agir para melhorar os números.
Reunimos aqui quatro ações para ajudar a melhorar a taxa de conversão da sua loja virtual. Vamos a elas.
A conversão no e-commerce
Por mais que falemos em vendas, a conversão não significa necessariamente vender. O processo de comercialização no ambiente digital está ligado ao funil de vendas, em que o consumidor cumpre uma série de tarefas até a sua tomada de decisão de compra.
Portanto, a conversão no e-commerce pode se referir, antes da venda, ao preenchimento de formulários, ao download de um e-book ou mesmo a cliques em links de blogposts. Tudo isso influencia de alguma forma as vendas e conduz o cliente no funil. E, para cada passo desses, uma métrica de conversão deve ser estabelecida.
Dito isso, vamos às dicas de como otimizar as vendas de um site a partir de design e de ações de comunicação estruturadas e planejadas.
Personalização via e-mail marketing
O marketing digital tem um potencial de comunicação amplo, que deve ser usado em toda a sua integridade. Como é possível rastrear os passos do lead, é necessário estabelecer com ele uma proposta de venda personalizada. O e-mail marketing é uma ferramenta eficiente para isso.
Um cliente que clicou no anúncio de um produto não pode ser tratado como um desconhecido em busca de qualquer coisa. A ele, devem ser oferecidas, de forma automatizada, ofertas e informações personalizadas a respeito dos seus itens de interesse. Assim, é recomendada a criação de regras de envio de e-mails e newsletters conectadas ao funil a fim de estimular o comportamento do consumidor e tentar aumentar a taxa de conversão no e-commerce.
Uma comunicação personalizada, intensiva e direcionada é uma forma de aproximação com o consumidor e de aumento de interesse de compra.
Realização de teste A/B
A reação das pessoas à comunicação no marketing digital é algo que pode ser medido em tempo real. E isso deve ser feito. O teste A\B é uma ferramenta eficiente para definir layouts e argumentos mais eficientes para convencer as pessoas. A respostas delas a anúncios, landing pages e newsletters diferentes pode dar insigts sobre que elementos são mais eficientes para a conversão de vendas.
Ao separar os clientes em dois grupos no teste A/B, você terá mais subsídios para testar as melhores estratégias para buscar o aumento da taxa de conversão no e-commerce. É só testar, analisar e investir.
Avaliação dos consumidores
No mundo virtual, a experiência do outro vale muito. É o que chamamos de economia da recomendação. A experiência compartilhada em rede tem se mostrado como um dos elementos fundamentais para a tomada de decisão de compra na internet. Dessa forma, a opinião de quem comprou é até mais importante do que o endosso de um garoto propaganda.
A comunicação deve ser social, mostrando avaliação de usuários satisfeitos, rankings e experiências reais do consumidor. Isso ajuda na compreensão do processo e do produto e na segurança de realização das compras.
Criação de CTAs estratégicos
Todo processo de informação deve ser acompanhado de um convite à ação. Os Call To Action, CTAs, são essa ferramenta simples e eficiente de condução à compra. Sem eles, a navegação se torna fria e desligada do funil de vendas.
Os CTAs devem estar ligados a estratégias comerciais e estimular constantemente leads e visitantes a realizar uma ação, seja preencher formulários, cadastrar-se em uma promoção ou realizar a compra. Para tanto, eles devem aparecer em locais estratégicos e de formas variadas, como botões, boxes informativos e, em alguns casos, como popups.
A taxa de conversão está muito ligada à experiência do usuário na avaliação e no momento da compra. E isso tem muito a ver com design. A estruturação de uma página de comércio eletrônico precisa ser amigável às expectativas do consumidor, com informações fáceis de serem acessadas e navegação clara. Isso gera segurança e coloca o cliente na rota da compra, seguindo um passo a passo até o fechamento do pedido. Um design de loja virtual deve proporcionar isso a seus usuários.
Podemos compartilhar nossa experiência em e-commerce com você. Entre em contato e marque uma reunião conosco.