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As tecnologias sempre vão evoluindo com o intuito de facilitar o nosso dia a dia. Um exemplo disso é o uso da inteligência artificial em diversas áreas de atuação.

Esse também é o caso do Google Analytics, que já é muito utilizado para coletar dados e gerar relatórios para empresas, mas agora com a nova atualização GA4 podem surgir dúvidas sobre o que mudou.

É muito importante se inserir em meio às inovações para que seu negócio progrida e gere resultados positivos e foi justamente por isso que fizemos este artigo. 

Continue a leitura para entender mais sobre essa nova atualização do Google Analytics, seus diferenciais e como ativá-la.

O que é o GA4?

O GA4 é uma nova atualização que irá entrar em vigor a partir do dia 1º de julho de 2023, substituindo o Universal Analytics. O uso da ferramenta é essencial no meio do marketing digital, sendo uma aliada para te ajudar a otimizar as campanhas do seu negócio, portanto é fundamental compreender as mudanças.

Essa atualização vem com recursos adicionais e uma nova interface de relatórios. 

O GA4 é centrado no usuário, em vez de focar exclusivamente em sessões e pageviews. 

Com ele você pode ter uma visão mais abrangente do comportamento do usuário em diversos canais, pois ele utiliza uma propriedade de medição única que coleta dados de várias plataformas, como sites, aplicativos e outros dispositivos conectados, diferente da versão anterior.

O GA4 foi desenvolvido pensando no fim dos cookies, trazendo um maior ênfase na questão da privacidade

O que mudou com o GA4?

Assim como qualquer atualização, o GA4 passou por algumas mudanças, como a mudança de interface, por exemplo. É bom entender um pouco sobre elas antes de começar a utilizar a nova versão. Conheça agora algumas diferenças entre o GA4 e o GA Universal. 

Coleta de dados

Como citado acima, uma das maiores mudanças entre as duas versões é a forma como os dados são coletados. Agora as informações coletadas podem vir de diversas plataformas e isso ajuda a ter métricas mais precisas em relação àqueles que consomem seu conteúdo.

Os dados coletados são baseados em eventos, o que difere da versão anterior que se baseia em pageviews. Esses eventos nada mais são do que ações realizadas pelos usuários em sua plataforma ou aplicativo.

Funis de conversão otimizados

Os funis de conversão no GA4 podem ser configurados com mais facilidade. É possível verificar todo o caminho percorrido pelo visitante até atingir um objetivo específico, como uma compra, por exemplo. 

Nessa nova atualização fica mais fácil entender todo o processo de conversão e perceber caso haja algum problema. Você também pode otimizar a jornada do cliente para melhorar as taxas de conversão.

Privacidade

O GA4 foi desenvolvido com um maior foco na privacidade, seguindo diretrizes como a Lei de Proteção de Dados (LGPD). Ele foi pensado sem a necessidade do uso de cookies, com o intuito de prezar ainda mais a privacidade dos seus usuários.

Integração com outras ferramentas do Google

O GA4 está integrado a outras ferramentas do Google, como o Google Ads, o Google Merchant Center, o Google Optimize, o BigQuery, entre outros. 

Desta forma os usuários podem tirar melhor proveito dos dados do GA4 em suas campanhas de marketing digital e podem fazer análises mais avançadas e precisas.

Métricas otimizadas

No GA4 os relatórios foram aprimorados e oferecem mais insights sobre os usuários e como se comportam. Além disso, ele permite customizar os relatórios com base na necessidade da sua empresa, tornando muito mais fácil a visualização e garantindo que você terá os dados certos para se basear e dar os próximos passos com mais confiança.

Por que aderir a essa nova atualização?

O GA4 veio para substituir o Universal Analytics, portanto é muito importante instalar essa atualização o quanto antes para não correr o risco de ficar sem acesso às métricas da sua empresa.

Por ser uma atualização, ela traz consigo diversas melhorias, então não há por que se negar a instalá-la.

Com as mudanças inclusas no GA4, como você pôde observar acima, temos uma visão bem mais abrangente e flexível do comportamento do usuário, pois a ferramenta analisa eventos e não mais pageviews e também podemos acessar dados de diferentes dispositivos e plataformas.

Além dos relatórios otimizados, que auxiliam a encontrar soluções por meio de dados mais detalhados sobre o comportamento dos usuários.

Todas as modificações foram feitas com o intuito de oferecer uma melhor experiência, com mais privacidade e dados mais precisos.

Sendo assim, o GA4 é essencial para as empresas que utilizam estratégias de marketing digital e buscam ter uma presença digital mais forte. 

Como ativar a atualização do GA4?

Agora vamos te ensinar o passo a passo para você iniciar sua jornada no Google Analytics 4.

1 – Acesse o site do Google Analytics e entre no perfil da sua empresa

2 -Em seguida, quando abrir o painel do Google Analytics, clique em “Administração”, que está localizado no canto inferior esquerdo

3 – Após isso você vai precisar selecionar a conta na qual deseja ativar o GA4. Se você tiver apenas uma, ela estará selecionada automaticamente

4 – Também é necessário selecionar a propriedade que você deseja usar nessa atualização e, assim como no ponto acima, se houver apenas uma propriedade, ela já vai aparecer na tela como selecionada. Basta clicar em “Assistente de configuração do GA4”

5 – Depois desse processo, vai aparecer outra tela. Selecione o campo “Vamos começar”, logo abaixo de “Quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”

6 – Em seguida aparecerá um pop-up com algumas informações sobre a criação de propriedade no GA4. Avance e siga todas as instruções adicionais que são fornecidas para concluir a configuração.

 

É importante lembrar que para alcançar os melhores resultados possíveis é fundamental ter a ajuda de uma empresa especialista em marketing digital, pois ela irá te auxiliar nessa jornada de sucesso, observando suas necessidades e traçando as estratégias ideais para a sua empresa.

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