O método de organização de dados por meio de ferramentas de CRM (Costumer Relationship Management), é essencial para o pleno funcionamento do processo de captação de novos leads e pode ser fundamental para a obtenção de resultados mais prósperos.
O maior alcance do público consumidor é essencial para o crescimento de uma empresa, uma vez que aumenta a perspectiva de novas vendas e, consecutivamente, de mais geração de renda.
Isso se dá porque a otimização do sistema de gerenciamento de vendas facilita as análises e projeções, tornando possível o alcance das metas ao final de cada mês. Mas, por onde começar?
Por que é preciso gerenciar as vendas?Primeiramente, é preciso entender que a venda é a alma de qualquer negócio, pois é com ela que a empresa estabelece o contato com os consumidores e gera os recursos necessários para o seu funcionamento e lucro.
Possuir um setor comercial responsável pela criação de estratégias e balanços bem planejados, por meio de processos dinâmicos e com uma equipe bem organizada, é possível expandir o reconhecimento da empresa pelo público, na fidelização dos clientes, além de possibilitar a consolidação do seu negócio frente ao mercado.
O gerenciamento de vendas exige a intersecção de setores e deve abranger todos os tipos de dados, desde o planejamento de produtos até o acompanhamento do pós-venda.
Para isso, é necessário uma plataforma estruturada que garanta um armazenamento seguro, de fácil acesso e com o display de informações que facilite o estudo de cada processo.
Deste modo, o uso de softwares de gestão de clientes CRM pode ser a melhor opção para compilar todos os dados em um único lugar e, assim, conseguir traçar mais facilmente – e de forma precisa – os padrões de comportamento do consumidor.
Tal medida contribuirá para a realização de análises mais acertadas e resultados mais positivos.
O que é preciso analisar
O funil de vendas é um modelo que analisa toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com o produto até a efetivação da venda.
É a partir da análise desses estágios que o serviço pode ser customizado para cada cliente, por isso é preciso saber identificar cada etapa.
Etapa 1
O início do funil é onde acontece o primeiro contato com o cliente e a criação de possíveis leads.
Além disso, é a fase na qual a empresa desperta, no cliente, o interesse pelo produto comercializado e o incentiva a seguir pesquisando sobre o item.
Etapa 2
Neste estágio o lead demonstra interesse, mas ainda está no processo de averiguação e pesquisa.
A empresa precisa apresentar o serviço oferecido e estimular a compra com ofertas e evidenciação de formas que pode solucionar as dores, entre outras táticas, mas é necessário respeitar o tempo do lead para não afastar o cliente.
Etapa 3
A etapa três é quando o lead se torna comprador.
É quando acontecem as negociações e estratégias de comunicação, além de ser o momento em que a empresa sana todas as dúvidas em relação ao envio do produto, datas de entrega, dentre outras informações cruciais para a efetivação do processo.
Etapa 4
O pós-venda é necessário para construir a fidelização do consumidor e garantir que haverá outras compras no futuro.
Neste ponto, mais do que assegurar um cliente, a empresa consegue torná-lo fã do seu negócio e colher muitos benefícios provenientes dessa dedicação.
No entanto, a coleta das informações obtidas durante todo o processo comercial deve ser detalhada e constantemente atualizada, só assim será possível a identificação das etapas que devem ser melhoradas.
Desta forma, também é possível converter mais leads em clientes, também identificando quais são os setores em que mais se perdem as vendas.
As características do CRM
As plataformas de CRM permitem o armazenamento das informações de todas essas etapas e facilita a troca e análise comparativa entre os dados de setores distintos.
Assim, com as informações obtidas pelo funil de vendas, é possível começar a criar estratégias de marketing que voltem a atenção para a adaptação do serviço ou produto para que atendam a necessidade do seu público.
Na prática, as principais características do CRM são:
- Reconhecer as necessidades do cliente;
- Criar um canal de troca com compradores e leads;
- Ordenar o processo de venda;
- Conquistar a lealdade do cliente;
- Aumentar o número de vendas.
Essas estratégias formuladas pelo setor de gestão de vendas são fundamentais para a determinação de objetivos mais acurados, baseado em planejamentos mais bem definidos.
A criação de campanhas é, por exemplo, uma forma de tornar os clientes mais engajados com a empresa mesmo após a venda, fazendo com que aumente a probabilidade de que ele volte a comprar outros produtos.
Afinal, tão importante quanto ter um software que estruture as informações de venda, é ter uma equipe adequadamente treinada.
Deste modo, é preciso saber o que os clientes procuram e precisam, em tempo real. Por isso, ter trabalhadores que compreendam essa importância e criem o hábito de atualizar o sistema com periodicidade é primordial para o sucesso das operações.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.