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Medir o resultado do site é um passo muito importante para mensurar os esforços da sua estratégia de marketing digital. No entanto, antes de começar a análise das páginas, é importante estabelecer KPIs.

O que são KPIs?

“Key Performance Indicators” são os principais objetivos que você deseja atingir. Eles vão guiar as estratégias e decisões a serem tomadas em relação ao website. Após ter um objetivo traçado, é necessário definir as métricas que serão utilizadas para avaliar se esses objetivos foram alcançados.

Existem diversos recursos online que vão te ajudar a avaliar o website. Um dos mais famosos é o Google Analytics, uma ferramenta que o Google oferece gratuitamente para reunir as estatísticas de um website. Ele disponibiliza relatórios e métricas que ajudam a entender os dados gerados nas suas páginas.

Conheça algumas das principais métricas utilizadas para medir o resultado do seu site!

Tráfego

O tráfego, ou número de visitas, representa a quantidade de vezes que o site foi acessado. Ele pode ser representado por visitas totais ou visitantes únicos. É relevante analisar o bounce rate, que diz se os usuários abandonam do site rapidamente, a média de páginas acessadas, e o tempo em que cada visita passa no website. Todas essas métricas referentes ao tráfego são importantes para nos dizer se as páginas estão engajando o público ou se é necessário fazer mudanças no conteúdo ou design.

Fontes de Tráfego

Outra dica é analisar da onde estão vindo as visitas do seu site. Elas podem ter digitado o seu endereço no browser, encontrado o site em algum resultado de busca, ou clicado em links nas redes sociais. Essa métrica é interessante para avaliar a eficiência de estratégias de SEO, mídias sociais e até mesmo identificar parceiros que geraram links para o seu site.

Funil de Conversão

Você sabia que é possível analisar todos os passos das suas visitas no site? Saber qual é o caminho percorrido pelo tráfego ajuda a entender se as visitas estão navegando conforme o esperado. Dessa forma, é possível descobrir se há algum erro no site, e modificar detalhes que possam estar deixando os usuários confusos.

Taxa de conversão

Um dos principais objetivos do website é entender quantas pessoas realizaram a ação desejada. Além de analisar a quantidade total de conversões, também é essencial observar a taxa de conversão, pois essa métrica diz muito sobre a eficiência do site. Ter boa taxa de conversão significa que as suas páginas estão obtendo boa comunicação e engajamento com os usuários.

Defina seus KPIs e métricas para atingir seus objetivos de negócios relacionados ao seu site. A possibilidade de agir e medir resultados em tempo real é a grande mágica do marketing digital!