fbpx

Desde que a internet comercial surgiu, em meados dos anos 1990, temos vistos saltos de qualidade na comunicação visual dos sites. A cada atualização, layouts são modificados e novas aplicações são inseridas para incrementar a experiência do usuário e fazer cumprir os objetivos das marcas e empresas no mundo virtual.

São muitos os benefícios da comunicação visual no desenvolvimento de um site. Explorar essas capacidades traz muitas vantagens para as estratégias de marketing e pode fazer de um site um grande instrumento para o cumprimento de objetivos.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a comunicação visual aplicada a websites.

Comunicação visual na internet

Vivemos hoje no mundo das imagens. A prevalência do visual sobre outras formas de comunicação é notória e traz oportunidades para quem sabe explorar esses recursos em todo tipo de projeto. Desde a escolha de cores, passando por fontes (tipografia) e disposição de imagens, a composição desses itens tem o poder realçar aspectos específicos do projeto e melhorar a comunicação.

No universo dos computadores, esse passo se deu há algumas décadas, quando passamos da codificação à interface gráfica. Manipular os códigos, tão importante para o funcionamento das aplicações, ficou em segundo plano quando começamos a acessar informações e conteúdos clicando em marcações visuais. O layout na tela entrou definitivamente no mundo da comunicação por imagens.

A partir daí, o desenvolvimento de layouts para site foi contínuo. Se você quer ter uma ideia de como eram as primeiras soluções em design para internet, é só visitar o site do filme Space Jam, que continua no ar em sem modificações desde 1996.

Benefícios para o branding

Uma das abordagens de marketing que mais demandam da comunicação visual é o branding. Uma gestão de marcas eficiente requer um planejamento que privilegie a criação de uma identidade visual condizente com a imagem da empresa. Na internet, essa tática também é replicada, contribuindo nos esforços de construção da imagem da marca.

Um site institucional funciona como a “sede da empresa” no mundo virtual. O público o acessa em busca de informações, de uma prestação de serviços ou por alguma outra conveniência. Por isso, ele precisa ser bem arquitetado e refletir os valores da marca, gerar credibilidade e soar profissional.

Para cumprir esses requisitos, é necessário o desenvolvimento de um layout personalizado, que reflita o padrão de identidade visual para que o público reconheça o site como pertencente à marca e seja portador de seus valores e seriedade. A comunicação visual bem trabalhada em um site institucional é capaz de entregar valor dentro das estratégias de branding.

Estética e funcionalidade

Designers projetam layouts de site com duas perspectivas: estética e funcionalidade. Os princípios da comunicação visual aplicados ao layout de sites têm um impacto na aparência como também ajudam a tornar a experiência do usuário mais rica. Isso é importante na retenção da atenção e no engajamento do público.

Hoje em dia, o conteúdo multimídia tem se apresentado de forma muito sofisticada, e os usuários acessam as informações de dispositivos distintos. Neste cenário, a apresentação da mensagem precisa ser mais sofisticada, com a criação de designs responsivos ­– adaptáveis a todo tamanho de tela – para dar mais visibilidade às informações. Um site, seja qual for seu objetivo, tem que funcionar bem e estar apresentável em qualquer circunstância de acesso. Isso só será possível se for bem projetado visualmente.

A compreensão das possibilidades da comunicação visual e sua aplicação no projeto de um site é a base para o engajamento do público, conversão de vendas, ativação de lembrança de marca ou qualquer que seja o objetivo de marketing perseguido. Sem um design profissional, dificilmente se chega ao resultado esperado.

Achou este artigo interessante? Compartilhe nas suas mídias sociais para que outras pessoas possam ler.