fbpx

Desde que a internet comercial surgiu, em meados dos anos 1990, temos vistos saltos de qualidade na comunicação visual dos sites. A cada atualização, layouts são modificados e novas aplicações são inseridas para incrementar a experiência do usuário e fazer cumprir os objetivos das marcas e empresas no mundo virtual.

São muitos os benefícios da comunicação visual no desenvolvimento de um site. Explorar essas capacidades traz muitas vantagens para as estratégias de marketing e pode fazer de um site um grande instrumento para o cumprimento de objetivos.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a comunicação visual aplicada a websites.

Comunicação visual na internet

Vivemos hoje no mundo das imagens. A prevalência do visual sobre outras formas de comunicação é notória e traz oportunidades para quem sabe explorar esses recursos em todo tipo de projeto. Desde a escolha de cores, passando por fontes (tipografia) e disposição de imagens, a composição desses itens tem o poder realçar aspectos específicos do projeto e melhorar a comunicação.

No universo dos computadores, esse passo se deu há algumas décadas, quando passamos da codificação à interface gráfica. Manipular os códigos, tão importante para o funcionamento das aplicações, ficou em segundo plano quando começamos a acessar informações e conteúdos clicando em marcações visuais. O layout na tela entrou definitivamente no mundo da comunicação por imagens.

A partir daí, o desenvolvimento de layouts para site foi contínuo. Se você quer ter uma ideia de como eram as primeiras soluções em design para internet, é só visitar o site do filme Space Jam, que continua no ar em sem modificações desde 1996.

Benefícios para o branding

Uma das abordagens de marketing que mais demandam da comunicação visual é o branding. Uma gestão de marcas eficiente requer um planejamento que privilegie a criação de uma identidade visual condizente com a imagem da empresa. Na internet, essa tática também é replicada, contribuindo nos esforços de construção da imagem da marca.

Um site institucional funciona como a “sede da empresa” no mundo virtual. O público o acessa em busca de informações, de uma prestação de serviços ou por alguma outra conveniência. Por isso, ele precisa ser bem arquitetado e refletir os valores da marca, gerar credibilidade e soar profissional.

Para cumprir esses requisitos, é necessário o desenvolvimento de um layout personalizado, que reflita o padrão de identidade visual para que o público reconheça o site como pertencente à marca e seja portador de seus valores e seriedade. A comunicação visual bem trabalhada em um site institucional é capaz de entregar valor dentro das estratégias de branding.

Estética e funcionalidade

Designers projetam layouts de site com duas perspectivas: estética e funcionalidade. Os princípios da comunicação visual aplicados ao layout de sites têm um impacto na aparência como também ajudam a tornar a experiência do usuário mais rica. Isso é importante na retenção da atenção e no engajamento do público.

Hoje em dia, o conteúdo multimídia tem se apresentado de forma muito sofisticada, e os usuários acessam as informações de dispositivos distintos. Neste cenário, a apresentação da mensagem precisa ser mais sofisticada, com a criação de designs responsivos ­– adaptáveis a todo tamanho de tela – para dar mais visibilidade às informações. Um site, seja qual for seu objetivo, tem que funcionar bem e estar apresentável em qualquer circunstância de acesso. Isso só será possível se for bem projetado visualmente.

A compreensão das possibilidades da comunicação visual e sua aplicação no projeto de um site é a base para o engajamento do público, conversão de vendas, ativação de lembrança de marca ou qualquer que seja o objetivo de marketing perseguido. Sem um design profissional, dificilmente se chega ao resultado esperado.

Achou este artigo interessante? Compartilhe nas suas mídias sociais para que outras pessoas possam ler.

Postado por:
Flávia da Fonte