fbpx

Já ouviram falar da cor do ano Pantone e a influência dela no mercado? Todo ano a empresa mostra ao mundo sua cor que determina muitas tendências cromáticas no mundo.

É uma marca que criou um escala de controle de importância singular em todo o mercado visual.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o mundo da marca que dita as tendências do ano e a importância dela para as outras empresas. 

Um pouco sobre a Pantone

O que poucos sabem é que a marca Pantone nasceu no início dos anos 70 em Nova Jersey e ficou famosa pela sua escala de cores singular. Isso mesmo! Ela tem uma padronagem diferenciada das outras linguagens, como a CMYK, com uma linha precisa na hora da impressão. 

Acontece é que a escala CMYK pode ocasionar problemas nas impressões gráficas. Por exemplo, se a impressora não estiver bem calibrada, existe uma grande possibilidade de alteração do resultado

Por isso, a Pantone tem uma linha que preza pela precisão e diferenciação diante das outras alternativas. Além disso, ela também disponibiliza variações de cada cor, como tons metálicos e fluorescentes, sendo um grande diferencial.

Apesar de um pouco mais cara, dada a sua singularidade, ela é bastante utilizada em grande parte do mundo e uma referência em qualidade. 

Por isso, é imprescindível entender quando é necessário usar essa escala, observando se há a possibilidade de realmente aplicá-la ou quando há uma obrigatoriedade de manter os padrões de manuais ou das cores do projeto. 

A influência da cor do ano Pantone no mercado 

Como já foi dito, a autoridade no meio é tão grande que todo ano é escolhida uma cor que definirá as tendências em vários ramos, como arquitetura, moda e design. 

Conhecida como cor do ano da Pantone, a empresa realiza um estudo aprofundado a partir das necessidades dos espectros do mercado e da indústria. Essa escolha é definida de acordo com o uso no ano anterior, levando em conta aspectos culturais e inspirações mundiais.  

Para vocês terem uma noção, a cor do ano da Pantone: 

  • Define os novos produtos do mercado;
  • Auxilia no desenvolvimento de interface para empresas e redes sociais;
  • Impacta na criação de sites e anúncios;
  • Instigam a atualização de embalagens mais atraentes dos produtos; 
  • Estabelece as cores predominantes das roupas, calçados e acessórios por todo o ano; 
  • E muito mais! 

A partir disso, é notória a necessidade de as empresas estarem por dentro das atualizações anuais. Se o desejo é atingir o público que preza por tendências, esse acompanhamento dará base para todas as produções realizadas durante o ano. 

Sem contar que, como há uma padronagem única e um significado específico de cada cor, a empresa pode utilizar todo o conceito da marca em cima do que é definido pela Pantone. Uma grande estratégia de branding

Por isso, fazer uma marca ou desenvolver um projeto que entende das necessidades do mercado, do público-alvo e está inteirado com as novidades, é essencial para o sucesso. 

A Tante está sempre por dentro da cor do ano Pantone para um trabalho excepcional, seja qual for o objetivo. Aqui, as ideias são desenvolvidas pensando no crescimento do negócio.

Entre em contato com a gente e façam os seus negócios prosperarem.