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Desde que a blogosfera perdeu seu protagonismo para as mídias sociais, que os blogs vêm mudando de função. O blog corporativo viu seu papel ser modificado, se transformando em um instrumento de utilidade para o público da empresa.

Alimentar um blog de conteúdos relevantes é uma estratégia já muito utilizada, mas tão importante quanto produzir informações é investir em resultados orgânicos. Gerar tráfego, criar autoridade e ser bem ranqueado no Google é o complemento necessário de uma estratégia de marketing focada no conteúdo.

Continue a leitura e entenda a importância da busca orgânica para os resultados de um blog corporativo.

Por que ter um blog corporativo

Se um dia os blogs foram diários virtuais onde as pessoas postavam opiniões e os acontecimentos de sua vida, hoje, diferentemente, eles ocupam um lugar interessante na estratégia de empresas que investem numa comunicação mais focada no consumidor.

O blog corporativo deixou de reunir notícias sobre a companhia e o mercado em que ela atua para dar lugar a informações essenciais para o público. Esta inversão — da pauta que interessa à empresa à pauta que interessa ao público — tornou o blog um aliado do consumidor, que faz dele a porta de entrada para os negócios da empresa.

A ideia do blog corporativo é produzir conteúdo que orientem o consumidor em sua jornada de eliminação de dúvidas, aquisição de conhecimento e tomada de decisão sobre a compra do produto ou serviço. A empresa que produz conteúdos demonstra sua expertise e se posiciona como autoridade no mercado, ganhando a confiança das pessoas. O blog corporativo é, portanto, um instrumento autônomo de envolvimento do público com o negócio.

Em busca de audiência

Dificilmente o endereço de um blog corporativo está salvo nos favoritos do navegador do cliente. Por mais que ele cumpra esse papel didático de criação de consciência por meio de conteúdos
interessantes e ricos, as pessoas não tendem a navegar pelas postagens com frequência seja para se informar ou entreter.

O interesse pelos conteúdos gerados é casual, se dá em situações específicas de busca por esclarecimento de problemas, considerações de soluções e aprofundamento de conhecimentos sobre
determinados produtos. A maioria do tráfego gerado em blogs corporativos não é de um público cativo e engajado (como acontece com portais de notícias), mas de pessoas em busca de esclarecimentos.

Logo, é mais provável que um visitante chegue ao conteúdo por meio dos buscadores. O Google, o Bing, o Yahoo! vão fazer a conexão entre usuários e empresas, que se encontram justamente no conteúdo do blog corporativo. Podemos concluir então que, para ter um blog corporativo que cumpra seu papel com eficiência, é preciso investir em SEO.

Resultados orgânicos

SEO é a sigla para Searching Engine Optmization, ou otimização de motores de busca. É uma técnica ampla de orientação de páginas da internet aos mecanismos de busca. Ou seja, construir forma econteúdo para a página ser encontrada e bem ranqueada pelos buscadores. Investir no marketing de busca é fundamental para gerar tráfego no site e qualificar a audiência.

Um bom ranqueamento na página de resultados do Google — leia-se primeira página e, de preferência, primeiro resultado — tem o poder de aumentar exponencialmente o número de visitas de um site, sem a necessidade de um investimento em mídia. Mas o que garante mesmo é a criação de autoridade.

Quando as palavras-chave são digitadas e os resultados aparecem, os mais de duzentos critérios de ranqueamento são acionados no Google para colocar o site na primeira colocação do ranking, mostrando qual o conteúdo mais relevante na busca.

Um blog corporativo que se posiciona como autoridade no seu segmento de mercado via Google tem sempre mais chance de atrair audiência e envolver o público no seu negócio. Enfatizar os resultados orgânicos na produção de conteúdo e na construção do site é uma forma de garantir a relevância da empresa e fazer os principais geradores de tráfego trabalharem para sua estratégia de marketing na internet.

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