fbpx

Blog

28/08/2020 Marketing digital

4 passos para a sua transformação digital

Transformação digital é um processo que muitas empresas estão passando para tornar a internet a principal ferramenta do seu negócio.

Muitas vezes isso significa alterar todo o modelo de negócios e iniciar uma nova fase na história da empresa. Mas, para isso, muito precisa ser feito para assegurar um processo sustentável que garanta a continuidade da empresa com essa nova face virtual.

Veja abaixo 4 passos fundamentais para iniciar um processo de transformação digital.

1. Olhar para dentro do negócio

Transformação digital não é apenas colocar a empresa para funcionar na internet. A ideia é mais complexa e exige entender a atividade fim da empresa no contexto de uma sociedade conectada. O objetivo é compreender como o negócio deve ser estruturado para atender a demanda de forma online.

Por exemplo, cursos de inglês substituíram aulas presenciais por aulas gravadas em vídeo, exercícios de conversação, material de apoio em plataformas de ensino, etc. Adaptaram todo o seu conteúdo para uma dinâmica de ensino-aprendizagem na internet, com múltiplas formas de estimular os alunos a aprender uma nova língua.

Muitas vezes, as empresas são obrigadas a pivotar, ou seja, dar uma guindada nos negócios e até mesmo mudar de atividade para atender à demanda criada pela transformação digital.

2. Criar uma cultura digital

Não haverá transformação digital se a empresa não criar uma cultura digital. Isso quer dizer que todos que fazem parte da organização precisam compreender os novos passos da empresa, fazer uma imersão nas tecnologias requeridas e começar a trabalhar com o horizonte do virtual.

Com a cultura digital implantada, os passos da transformação digital se tornam mais naturais, uma vez que as mudanças serão mais bem assimiladas, e os novos parâmetros do negócio serão compreendidos com velocidade e clareza.

Criar uma cultura Digital

3. Usar ferramentas digitais

Existem muitas ferramentas digitais disponíveis para auxiliar na transformação digital das empresas, sejam para atividade fim ou para atividades meio. Muitas empresas nativas digitais desenvolveram suas atividades para funcionar justamente nesse novo cenário e gerar novos negócios.

Bons exemplos são os aplicativos de entregas, que conseguiram acelerar a transformação digital de muitos restaurantes. Com o potencial dessa ferramenta, o delivery passou a ter uma fatia maior no faturamento dos restaurantes. E, para isso, uma boa comunicação online, promovendo cardápio, sazonalidades, situações de consumo, é fundamental para estimular o consumo.

Transformação Digital

4. Líderes e projetos de tecnologia

Não existe transformação digital sem pessoas com os conhecimentos específicos para implantá-la. Esses profissionais podem estar dentro da própria empresa ou serem recrutados para essa tarefa específica, se integrando às equipes e aos projetos.

Isso, inclusive, faz parte da cultura digital. Um novo rol de conhecimentos é necessário para criar projetos, implantar novos procedimentos e chegar ao negócio digital com segurança e a aceitação que o mercado exige. Líderes em tecnologia vão trabalhar em todo esse processo da transformação digital, propondo abordagens, testando ferramentas e processos, trazendo inovação, engajando as equipes no trabalho e chegando ao modelo ideal de atuação da empresa no ambiente virtual.

Conclusão

Não existe fórmula pronta para implantar a transformação digital em uma empresa. Um diagnóstico preciso identifica o grau de maturidade da empresa para assumir sua faceta virtual e criar um projeto para ser implantado em um tempo estabelecido.

Os passos acima, claro, são preliminares. É necessário desenvolver um projeto e implantar os seus parâmetros para tudo dar certo e a empresa iniciar seus passos no mundo digital. Isso exige estudos, testes e mais testes e perseverança, afinal, em muitos casos estamos falando de uma nova empresa que nasce sobre a base de uma cujo negócio caducou e precisou ser repaginado.

Seu negócio está preparado para a transformação digital? Conte pra gente!

Assine a nossa newsletter para saber mais sobre o tema.