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25/11/2020 Marketing digital

Topic Cluster: estrutura de conteúdo para SEO

Topic Cluster é a aposta atual do marketing digital para gerar tráfego e relevância para páginas na internet. É uma forma de organizar todo o conteúdo de uma página em conglomerados (clusters) e ramificá-los com o objetivo de orientar o algoritmo do Google.

Pareceu complicado? Não é, e vamos mostrar abaixo como fazer. Siga a leitura e bom aprendizado.

O que é o Topic Cluster?

Topic Cluster é uma estratégia de organização do conteúdo em grandes temas de relevância para um negócio. Fazendo uma analogia, podemos pensar em um organograma com uma hierarquia de páginas, todas interligadas, fazendo parte de um grande departamento que trata de um tema único e seus subtópicos.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, ele serve para encadear todas as páginas temáticas de um site ou blog, por exemplo. A partir de um tema-chave, todos os outros temas relacionados são interligados a ele.

E para que serve? Além de mostrar uma árvore de conteúdo e gerar ideias, o Topic Cluster é uma resposta às mudanças do algoritmo do Google, dando uma boa orientação para que o robô entenda a relevância das páginas e leve tráfego a elas.

Como funciona na prática

Um blog é um ímã para a atração de visitantes para um negócio. Seu conteúdo de relevância é muito útil e cativante para pessoas que estão procurando resolver seus problemas. Mas ele precisa ser também amigável ao Google. E isso pode ser feito com os Topic Clusters. Veja como funciona.

É preciso pensar nas páginas em dois níveis:

  • Página Pilar – como o nome já diz, é a página que tem o conteúdo que sustenta todo o cluster. Ela é a principal da estratégia, com um conteúdo generalista sobre o tema. É o que chamamos de Conteúdo Épico, facilmente reconhecível pela persona e porta de entrada para todos os outros que estão ligados a ele.
  • Páginas de referência – são os clusters, os aglomerados de conteúdo ramificados a partir da página pilar. Se o tema (palavra-chave) da página pilar for “site”, as páginas de referência podem ser “ux design”, “front end”, “layout responsivo”, “aumento de tráfego” e outros. As páginas de referência fazem link direto com a página pilar.

Hierarquizar o conteúdo dessa forma vai fazer o algoritmo do Google compreender a interação entre elas e a relevância, ajudando no ranqueamento. 

Para isso acontecer, elas precisam ser linkadas entre si. Com as páginas de referência apontando para a Página Pilar e vice-versa. Por conta disso, o conteúdo da Página Pilar deve sofrer alterações constantes para receber os links das novas páginas de referência.

Vamos a um exemplo:

Página Pilar – Blogspot com o tema “Tudo sobre marketing digital”. Uso da palavra-chave long tail “marketing digital”.

Páginas de referência – “Como criar uma persona”, “A importância do marketing de conteúdo”, “Como usar um site na sua estratégia digital”. Todas são subtemas da página pilar e devem ser ligadas a ela.

Observação: evite usar sinônimos para fazer o link, é mais eficiente fazer a ligação com a própria palavra-chave.

O que é Topic Cluster?

É uma forma de organizar todo o conteúdo de uma página em conglomerados (clusters) e ramificá-los com o objetivo de orientar o algoritmo dos buscadores.

Para que serve o Topic Cluster?

O Topic Cluster além de mostrar uma árvore de conteúdo e gerar ideias, o Topic Cluster é uma resposta às mudanças do algoritmo do Google, dando uma boa orientação para que o robô entenda a relevância das páginas e leve tráfego a elas.

Conclusão

Os Topic Clusters são uma necessidade do SEO, isso é um fato. O Google em sua missão declarada pretende “organizar todos os conteúdos do mundo” e, para isso, ele precisa definir o que é relevante para as pessoas e oferecer aquilo que está semanticamente bem estruturado, mas também tecnicamente bem organizado.

Topic Clusters funcionam para este segundo caso. Se se conteúdo é muito bom e vai ser útil para o seu público, ele vai ser mais facilmente encontrado se estiver nessa estrutura de tópicos que ajuda o algoritmo a identificá-los.

Mas, para fazer isso com eficiência, é necessário organizar: definir palavras-chaves com bom volume de buscas e conexão com o negócio, criar conteúdo para elas e fazer o Topic Cluster crescer. Está aí o desafio.

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