Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é o conjunto de técnicas usado para transformar o máximo possível de visitantes em leads. O objetivo é fazer com que mais pessoas respondam positivamente aos objetivos de uma ação online da empresa.
Aí aumentam-se vendas, engajamento do público, audiência, base de leads e outros tantos indicadores de sucesso. E como isso funciona? É o que vamos explorar no artigo abaixo.
Leia com atenção e bom aprendizado.
O que é a taxa de conversão
Imagine que você é um lojista de shopping center e resolver contar quantas pessoas entraram na sua loja em um dia. Depois de descobrir esse número, você foi ao caixa no fim do expediente e o relacionou com o número de vendas efetuado. O resultado foi o seguinte: dos 714 visitante, 98 efetuaram uma compra.
Dividindo o número total de vendas pelo número de pessoas que estiveram no estabelecimento, chegamos 0,137. Multiplicamos por 100 para termos o resultado em porcentagem e ficamos com: 13,7%. Essa é a taxa de conversão. 13,7% dos visitantes de sua loja se converteram em clientes, ou seja, efetuaram uma compra.
Este indicador é importante para mostrar a evolução da aceitação dos produtos e os níveis de venda. Os esforços de marketing são feitos para levar os clientes à loja, e a taxa de conversão mostra o quanto dessa presença foi aproveitada em negócios.
Taxa de conversão no marketing digital (CRO)
O marketing digital funciona da mesma maneira. Uma estratégia digital está sempre buscando aumentar o tráfego das plataformas e a taxa da conversão. Neste caso, podemos chamar de conversão qualquer resposta positiva do público que seja estabelecida como meta. Pode ser seguir o perfil nas mídias sociais, assinar uma lista de e-mail, baixar um e-book e, claro, vender.
Este indicador é importante para mostrar a evolução da aceitação dos produtos e os níveis de venda. Os esforços de marketing são feitos para levar os clientes à loja, e a taxa de conversão mostra o quanto dessa presença foi aproveitada em negócios.
Taxa de conversão no marketing digital (CRO)
O marketing digital funciona da mesma maneira. Uma estratégia digital está sempre buscando aumentar o tráfego das plataformas e a taxa da conversão. Neste caso, podemos chamar de conversão qualquer resposta positiva do público que seja estabelecida como meta. Pode ser seguir o perfil nas mídias sociais, assinar uma lista de e-mail, baixar um e-book e, claro, vender.
Faz parte das campanhas digitais analisar a taxa de conversão com frequência. Aumentá-la é um objetivo básico da estratégia e também um desafio. É preciso entender o comportamento online do público para saber o que o instiga à conversão e o que o faz ir embora.
Para trabalhar alinhado a esse objetivo, temos a Otimização da Taxa de Conversão, ou simplesmente, CRO.
Otimização da Conversão
Para otimizar a conversão, algumas técnicas podem ser usadas no ambiente digital para descobrir algumas debilidades do negócio, que fazem os clientes não se engajarem. Aí é eliminá-las e entregar às pessoas aquilo de que elas precisam para converter.
1. Teste A/B
O teste A/B consiste em expor duas peças diferentes para dois grupos de consumidores. Geralmente, são bem parecidas, com pequenas alterações em texto e layout. As técnicas de UX, UI e copywriting são aplicadas para tornar as peças distintas. O resultado mostra as taxas de conversão de cada uma delas,com a maior indicando o caminho para a otimização da conversão. É ela quem deve ser usada como parâmetro para futuras ações.
2. UX Design
Com o UX design, pode-se melhorar muito a experiência do usuário nas plataformas. Em um e- commerce, por exemplo, mudanças de layout, como posição dos produtos, botões de compra e textos informativos fazem a diferença na hora de comprar. O UX constrói a página na perspectiva das pessoas, por isso tende a engajar mais com os visitantes.
3. Proposição clara
Às vezes, o que falta para o cliente converter é uma proposta clara do que está sendo ofertado ali. Uma proposição única e focada na conversão faz com que as pessoas sigam o caminho do conteúdo na página até o momento da conversão. Isso fica bem claro em landing pages.
Conclusão
Existe muito a se fazer, estes são apenas exemplos. Analisar tempo de carregamento do site e usar vídeos em vez de textos também fazem parte do pacote da boa conversão. Otimizar a taxa de conversão (CRO) é um esforço permanente da estratégia digital. A todo momento, é necessário entender o comportamento das pessoas e avaliar ferramentas e táticas que elevem a taxa de conversão. O objetivo é mudar o que não está funcionando e potencializar o que dá certo.
Cada empresa vai ter seu próprio desafio e necessita de uma boa assessoria para otimizar suas conversões. É um trabalho diário, de muita coleta de dados e análise, tudo para dar maior vazão ao aumento de audiência e vendas na internet.
Se você precisa otimizar a taxa de conversão da sua empresa, fale com a gente. Vamos ajudá-lo a transformar seus visitantes em leads prontos para a compra.
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