fbpx

Se você está preocupado com suas redes sociais, chegou a hora de parar, pesquisar e refletir sobre o que pode ser feito para melhorar.

Escrevemos o artigo abaixo com três grandes alertas para você entender mais sobre o que está acontecendo com seu perfil. Para isso, fizemos uma análise da situação e indicamos possíveis soluções para ficar mais didático

Confira!

 

1. Seus posts não têm mais as mesmas visualizações e curtidas

Há algum tempo, seus posts tinham muitas curtidas e os seguidores se engajavam nos comentários. Hoje, você sente que isso diminuiu muito e teme estar fazendo algo errado ou ineficiente. 

  • Análise: Talvez nem seja tanto assim responsabilidade sua. As mídias sociais mudaram muito nos últimos tempos. Agora que o mercado centralizou as ações nelas, as plataformas perceberam que é hora de faturar. 

Então, os algoritmos reduziram o alcance orgânico, obrigando as empresas a investirem em mídia para obter resultados em audiência. Ou seja, sem dinheiro, seu post não aparece para o público como deveria.

Claro que esse pode não ser o único motivo. A qualidade dos seus posts e os tipos de conteúdo podem pesar no interesse do público.

  • Possível solução: Não tem mais para onde correr. Verba de mídia é essencial para qualquer negócio ter audiência nas redes sociais. Mas há uma boa notícia: com pouco dinheiro você pode ter resultados significativos.

Portanto, é hora de ajustar o seu orçamento e reservar verba de mídia todo mês. Sua empresa precisa ser uma anunciante das redes sociais para cumprir seus objetivos.

Com a publicidade nas redes sociais, você pode criar uma boa estratégia de conteúdo para impulsionar posts, captar seguidores qualificados e estimular o engajamento do público.

2. Você investe, mas não tem retorno financeiro

Esporadicamente você investe um valor nas redes sociais, mas não vê retorno. Parece um dinheiro jogado fora, já que não é possível perceber os resultados em novos negócios.

  • Análise: Em alguns casos, curtidas e comentários funcionam como métricas de vaidade. Em resumo, são aqueles números que mais afagam o empreendedor do que de fato trazem resultados para a empresa.

Isso acontece quando os esforços são direcionados de forma equivocada, sem um horizonte claro e sem explorar o potencial de negócios das redes sociais. O perfil da rede social pode estar gerando valor para você, mas não para o seu público.

  • Possível solução: O dinheiro que você investe nas redes sociais precisa produzir um retorno, que é medido por indicadores de desempenho, os KPIs. Para tanto, é necessário planejar, definir objetivos e montar ações para chegar lá.

Assim, você definirá o que precisa obter com o investimento do dinheiro (clientes, visibilidade, seguidores?) e conseguirá medir o resultado por meio das métricas das mídias socais. Seus perfis não são apenas vitrines, mas meios de fazer negócios com os clientes.

3. Seus concorrentes parecem estar sempre à frente

É perceptível que os concorrentes têm um perfil melhor que o seu. As fotos e os vídeos são mais bonitos, em boa quantidade e sempre trazem temas relevantes e interessantes.

  • Análise: Seu concorrente pode estar à frente por fazer um bom trabalho de análise de tendências. Ele provavelmente faz pesquisas e está atento a perfis que inovam e têm capacidade de influência na rede. 

Com isso, ele consegue se antecipar e produzir conteúdo contemporâneo e alinhado aos interesses do público. Contudo, ele só faz isso porque tem uma boa estrutura de produção, com profissionais especializados.

  • Possível solução: Se você analisa o perfil do concorrente, já está fazendo algo certo: benchmark. Análise da concorrência é bem importante para as redes sociais. A ideia é igualar e depois fazer mais e melhor.

Para tanto, você vai precisar pesquisar com mais profundidade, criar uma política de conteúdo e aumentar a capacidade produtiva. Tudo isso para manter seu perfil abastecido de conteúdo relevante, original e de alto impacto para sua audiência.

Guia do marketing no Facebok

Conclusão

Você deve ter percebido que esses três grandes sinais são um alerta para você melhorar suas redes sociais. É possível que o seu perfil precise de uma maior profissionalização. Se você não tem agência digital, é melhor pensar em contratar os serviços de uma.

Com os serviços de uma agência digital, você terá:

  • Análise e planejamento
  • Uso de todo o potencial das ferramentas
  • Expansão da presença digital
  • Foco no desenvolvimento de negócios
  • Aumento na capacidade de produção
  • Retorno sobre o seu investimento

Fazemos tudo isso pelos nossos clientes aqui na Tante. E podemos fazer pela sua empresa também. Se você reconheceu os três grandes sinais acima, chegou a hora de dar uma guinada nas suas redes sociais. Fale com a gente e marque uma reunião virtual.

Siga a Tante no Instagram para ver sempre o nosso conteúdo digital.

Postado por:
Flávia da Fonte