Blog

Criar uma loja virtual é um grande passo na vida de um empreendedor. A internet proporciona um grande alcance por meio das plataformas de e-commerce e com isso vêm tantas outras questões e responsabilidades que envolvem o mundo virtual. 

Cada plataforma tem sua peculiaridade e oferece diferentes funcionalidades. Por isso é tão importante conhecê-las e aprender a lidar com elas da melhor maneira possível.

Nesse artigo você conhecerá 4 plataformas de e-commerce ideais para sua loja e a importância dos profissionais do marketing para administrar sites que têm intuito de vendas.

Melhores plataformas de e-commerce

  1. Adobe Commerce

Essa plataforma é bastante popular no meio do e-commerce. Antes era conhecida como “Magento”, mas recentemente o nome foi mudado para Adobe Commerce. 

Ela é perfeita para grandes empresas, porém também pode ser útil para pequenos negócios. Para usá-la, é preciso ter conhecimentos de programação, o que pode ser um desafio para algumas pessoas.

O Adobe Commerce tem muitas funcionalidades, e a plataforma foi criada voltada para o SEO (Search Engine Optimization), o que é ótimo para resultados em marketing digital.

  1. PrestaShop

Diferente da plataforma anterior, o PrestaShop é muito fácil de usar. Ele é estruturado para um bom desempenho e tem inúmeras funções, mas é possível criar sua loja virtual tranquilamente utilizando apenas as funções mais básicas

Além de possuir diversas opções de processamento de pagamento e checkout personalizado, a plataforma conta com um sistema de analytics, que irá lhe auxiliar na hora de observar e entender o comportamento dos seus clientes. Portanto é uma excelente opção para quem busca criar uma loja online.

  1. WooCommerce

O WooCommerce não é uma plataforma de e-commerce independente, mas sim um plugin que roda no WordPress. Nele há uma grande comunidade que a todo momento produz várias extensões, novos plugins, criam tutoriais etc. O painel de controle é muito simples, então é uma boa escolha para iniciantes.

Esse plugin oferece total segurança para seus dados e garante uma transação segura entre você e o cliente. Por ter uma comunidade tão grande e presente, que sempre contribui com novidades e possuindo um grande alcance graças à ligação com o WordPress, o WooCommerce é considerado uma das melhores alternativas quando o assunto é criar uma loja online.

  1. OpenCart

O OpenCart também é bastante fácil de se usar. A plataforma se apresenta de forma traduzida para o português, o que é um diferencial. A forma de criar uma loja pode não ser tão intuitiva quanto outras plataformas e os temas presentes não são tão modernos, mas isso não necessariamente se torna um empecilho.

Outro ponto importante é que a plataforma conta com funções de SEO integradas.

O que é necessário para criar e administrar uma loja virtual?

Como visto anteriormente, há muitas opções quando se trata de plataforma de e-commerce. Montar uma loja virtual não é nenhum bicho de sete cabeças. Entretanto, quando se fala de marketing e comunicação, é preciso ter a presença de alguém que, de fato, entenda do assunto, possua um olhar mais crítico e tenha ideias inovadoras.

Aqueles que já têm a sua loja e possuem o desejo de levá-la a outro patamar ou simplesmente vão começar tudo do zero precisam entender a importância do profissional do marketing e das agências online.

É aqui que entra o marketing digital, a peça-chave para se ter uma loja virtual bem-sucedida.

Marketing digital

O marketing digital é, basicamente, formado por uma série de ações feitas no mundo virtual com o intuito de promover alguma marca e vender produtos, por exemplo. Para que o resultado desejado seja alcançado e as métricas sejam positivas, é preciso promover estratégias pensadas exclusivamente para o mercado virtual.

É preciso ter conhecimento do público que você busca atingir, de que forma pode se comunicar com esse público, quais mídias sociais valem a pena investir, entre outros pontos. Toda a comunicação realizada entre a marca e o cliente tem que ser pensada e estudada para facilitar esse contato e criar um vínculo que consequentemente cumprirá com o desejo principal: vender.

Parece complicado, não é mesmo? Por isso é tão importante buscar uma agência de marketing que tenha experiência na montagem e configuração da loja virtual e que crie uma boa estratégia de comunicação online.

Dessa maneira, se estiver pensando em dar mais um passo no seu negócio e criar uma loja online, não se esqueça da importância de procurar uma boa agência de marketing para ajudá-lo a alavancar as vendas e se manter no mercado.

Para saber mais sobre websites e como administrá-los da melhor forma, entre em contato com a Tante!