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O e-mail marketing é uma ferramenta interessante para alcançar resultados no marketing digital. Ela reúne uma série de potenciais que trazem benefícios múltiplos para as empresas que decidem investir nela.

Desde a construção da marca à estratégia de comunicação, passando pelo aspecto econômico, o e-mail pode ser a porta de entrada de muitas oportunidades de negócios no meio digital.

Neste artigo, reunimos seis razões básicas do porquê recomendarmos o e-mail marketing na sua estratégia digital. Vamos a elas.

1. Canal de relacionamento direto

O e-mail é a ferramenta de comunicação mais pessoal que há. Com ele, é possível estabelecer um relacionamento direto com o cliente, de forma permissiva, com ganhos mútuos. Consumidor e marcas, nesse sentido, podem se entender a partir de uma relação de trocas de informações, aviso de promoções, questões institucionais e outras estratégias. A caixa de e-mail é muito útil para a nutrição de leads e a geração de oportunidades no marketing digital.

2. Alta possibilidade de segmentação

O e-mail marketing possibilita que mensagens personalizadas atinjam o público certo da maneira mais eficiente. Isso porque os softwares de envio são capazes de separar os contatos a partir de vários critérios, permitindo uma alta possibilidade de segmentação. Assim, é possível focar em públicos específicos para ações de marketing e evitar a dispersão. A segmentação ajuda a aumentar os indicadores de performance do e-mail marketing, como a taxa de abertura.

3. Geração de tráfego

No funil de vendas, está claro que é necessário aumentar o tráfego de um site, um blog ou uma loja virtual para gerar oportunidades futuras. Um grande número de visitantes tem o poder de gerar um grande número de leads qualificados, que estão se preparando para compras. O e-mail marketing é um instrumento eficiente para gerar tráfego e direcioná-lo para o centro da estratégia de marketing digital. Quem faz isso de forma intensa é o varejo, por isso é comum recebermos tantas mensagens comerciais no e-mail durante a Black Friday, por exemplo.

4. Mensuração eficiente

Os indicadores de performance são o norte de uma campanha de marketing digital. Para o e-mail marketing, eles são essenciais e cumprem a função de mostrar os resultados obtidos com o disparo de e-mails e newsletters como também ajudam a corrigir a estratégia. Com base nos resultados, é possível fazer teste A/B e criar um fluxo de envio com múltiplas etapas e conteúdo, até chegar aos números de abertura de e-mail e cliques desejados.

5. Aumento do valor de marca

Com um relacionamento, vem a criação da imagem de marca. Se bem usado, o e-mail pode ser muito eficiente na criação de uma mensagem institucional, com a troca de informações constantes. Imagem e lembrança de marca são essenciais para estreitar a relação, criar consciência e confiança e, logo, levar ao consumo.

6. Investimento acessível

Se existem todas as vantagens mencionadas acima, a questão econômica é mais uma para se investir em e-mail marketing. O mercado oferece diversas opções de softwares para o gerenciamento de leads e o envio das mensagens, todos com preço acessível. Geralmente, cobra-se um valor proporcional ao número de envios. Isso possibilita que empresas pequenas e iniciantes consigam iniciar a estratégia de graça e projetar seu investimento para operações futuras.

Claro que essas não são as únicas vantagens do e-mail marketing. O e-mail é uma ferramenta de comunicação versátil que recuperou sua importância no marketing digital, e pode ser de grande valia para uma marca alcançar seus objetivos de mercado.

Se você procura soluções em e-mail marketing, vamos conversar. Entre em contato pelo formulário e vamos agendar uma reunião.

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Flávia da Fonte