fbpx

Não é novidade que ter um site é essencial para as empresas que buscam crescer no mundo digital. Para isso, é preciso pôr em prática uma série de estratégias que garantirão que seu site funcione bem e atinja os objetivos desejados. Um problema que pode ser comum em website são os links quebrados. Eles podem atrapalhar a experiência do usuário e, consequentemente, afetar negativamente os seus resultados.

Neste blogpost você entenderá melhor o que são links quebrados, como identificá-los e como consertá-los.

O que são links quebrados?

Links quebrados são links que apontam para uma página que não existe mais. Quando um usuário clica em um link quebrado, ele é redirecionado para uma página de erro, geralmente exibindo uma mensagem como “404 – Página não encontrada”. Isso pode causar uma experiência ruim para os visitantes do seu site.

Confira alguns exemplos de links quebrados:

  • Um link para uma página que foi excluída do site.
  • Um link para uma página que foi movida para um novo endereço.
  • Um link para uma página que está indisponível devido a um problema técnico.

Como esse problema pode afetar o SEO do seu website?

Links quebrados podem afetar negativamente o SEO do seu site de várias maneiras. Em primeiro lugar, eles podem fazer com que o Google e outros mecanismos de pesquisa pensem que o seu site não é confiável. Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa usam links para determinar a qualidade e a relevância de um site. Se um site tiver muitos links quebrados, isso pode indicar que o site não é bem cuidado ou que o conteúdo não é confiável.

Em segundo lugar, links quebrados podem frustrar os visitantes do seu site. Quando um visitante clica em um link quebrado, ele é levado a uma página de erro 404. Isso pode levar o usuário a abandonar o seu site.

E em terceiro lugar, esse problema pode aumentar a taxa de rejeição do seu website, que diz respeito à porcentagem de visitantes que abandonam o seu site após visitar apenas uma página.

Como encontrar e consertar links quebrados?

Para encontrar e consertar esses links defeituosos, é necessário realizar uma auditoria de site. Para isso, existem várias ferramentas online gratuitas e pagas que podem ajudá-lo nesse processo. Essas ferramentas rastreiam todo o seu site, identificando links quebrados e fornecendo relatórios detalhados sobre sua localização e contexto. Algumas ferramentas populares incluem SEMrush, Moz e Google Search Console.

Utilizando essa ferramenta você pode detectar todos os links que levam a páginas inexistentes ou inacessíveis e assim pode redirecionar links quebrados para páginas relevantes e ativas, mantendo a experiência do usuário. Se o link apontar para uma página que foi movida, você pode atualizar o link para o novo endereço.

É fundamental utilizar uma ferramenta de rastreamento de links para monitorar o seu site e assim ser notificado quando um link for quebrado. Desta forma o SEO do seu website não será afetado, já que você poderá ajustar rapidamente o problema.

Se gostou desse conteúdo, veja os nossos outros blogposts e confira mais dicas sobre marketing digital.