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Aumentar a autoridade de um blog é um desafio para quem está inserido no marketing digital. Entre as muitas tarefas, lidar com links quebrados é uma preocupação para a construção do SEO e manutenção do bom rankeamento do Google.

É importante compreender como os links têm um importante papel para a criação de tráfego para um site e o que deve ser feito para mantê-los sempre em funcionamento, evitando assim que URLs inexatas prejudiquem toda a estratégia de marketing digital.

O que são links quebrados?

A resposta é bem direta: são links que não funcionam e redirecionam para uma página que não existe. E tudo o que não funciona pode causar um distúrbio em todo o sistema. Não é diferente com o SEO. Se os links que apontam para o seu conteúdo estiverem quebrados, logo o algoritmo do Google perceberá e derrubará a autoridade da página.

Mas por que isso acontece? Porque a internet é dinâmica e mudanças em conteúdo, páginas e servidores são normais. Isso faz, com o passar do tempo, que links sejam modificados e não mais apontem para uma página, prejudicando o rankeamento.

As famosas páginas Error 404 podem ser mais do que um pequeno transtorno para o usuário, mas uma perda substancial de audiência a partir dos resultados dos buscadores. A estratégia de uso de backlinks deve, portanto, está atenta às mudanças para evitar a perda dos redirecionamentos por conta de links quebrados. Não é fácil construir autoridade a partir de conteúdo, devido à concorrência de outros sites, mas perdê-la pode ser um problema maior ainda.

Como os links constroem a autoridade do site?

A autoridade de um site — ou sua performance na página de resultados nos principais buscadores da internet — é um fator determinante para o aumento do tráfego e consequentemente para o desenvolvimento do negócio. Entre os fatores que influenciam o SEO, está a estratégia de link building, ou o apontamento de páginas para o seu conteúdo.

É preciso pensar na internet como a teia que ela é, onde a navegação se dá de forma não linear, necessitando de um direcionamento dos usuários para que encontrem o conteúdo desejado. Quem faz isso são as spiders do Google, códigos de rastreamento que fazem uma leitura de tudo o que há na internet, compreendem os indexamentos e dão o resultado da busca.

Cabe ao SEO justamente orientar o Google para que encontre o site ou uma página específica, aumentando o seu alcance. O link building constrói justamente os caminhos para as spiders, indexando o site a partir de outros sites. Ou seja, vai mostrando ao código do Google os caminhos para encontrar a página.

Links quebrados, por sua vez, não redirecionam para página alguma. Geralmente, foram construídos há algum tempo e depois, por alguma modificação, não mais apontam para o site. Isso prejudica o rankeamento e derruba o tráfego e a audiência.

Como resolver?

O volume de páginas publicadas ao longo dos anos é bastante elevado, o que torna difícil a checagem da validade dos links. Mas há formas de contornar esse problema, embora seja recomendado que se evite ao máximo promover mudanças nos links e exclusão de páginas bem ranqueadas.

O ponto básico é que o conteúdo da página precisa ser de qualidade, uma vez que a experiência do usuário é quem vai determinar a relevância para a pesquisa e, claro, a construção dos backlinks. Sua página só será indexada por terceiros se o seu conteúdo for realmente bom e, quanto mais visitas ela tiver, mais as spiders trabalharão em favor dela.

Contudo, alguns ajustes técnicos podem ser feitos para lidar com links quebrados. Redirecionamento 301 é a forma de evitar a famosa “página não encontrada”, pois ele redireciona todos os links quebrados para uma nova página válida. Ou seja, é criado um link permanente para receber os cliques que cairiam no Error 404. No WordPress, principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, existem diversos plugins de redirect 301.

Lidar com links quebrados é importante para a manutenção da autoridade do site e a manutenção de toda a construção do SEO ao longo do tempo. Se as mudanças são naturais no ambiente da internet, absorvê-las na estratégia de marketing digital é um passo essencial para continuar a produzir resultados.

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Postado por:
Flávia da Fonte