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Um site institucional mostra a identidade da empresa na internet. Ele é um instrumento fundamental para desenvolvimento de uma presença digital forte e geradora de oportunidades.

Desenvolver um site institucional é um processo que exige estudos, a criação de um projeto e a aplicação dos recursos necessários para que ele cumpra os objetivos propostos. Para isso, é necessário criar uma estrutura adequada. Mas você sabe qual estrutura um site institucional deve ter para atender bem aos objetivos da empresa?

Preparamos este artigo para mostrar a importância da estrutura básica e como construí-la. Se você precisa de um site institucional para a sua empresa, aproveite ainda mais a leitura.

O que é um site institucional?

Quando a internet comercial foi lançada em meados dos anos 90, o mundo corporativo enxergou uma oportunidade ali e começou a povoá-la com os primeiros sites. O importante era marcar presença. A evolução começou quando designers começaram a investir em soluções estéticas e criar layouts mais bonitos e convidativos à leitura de textos.

O próximo passo foi dar funcionalidades. As expectativas dos usuários desde então é ter no website corporativo uma ferramenta de busca de soluções para seus problemas, uma área de facilitação para que as relações empresariais se deem de forma mais fluente e eficientes.

Os sites institucionais são a face da empresa na internet e um lugar virtual de relacionamento com o público. Eles existem não apenas para marcar a existência da empresa no mundo digital, mas, na medida do possível, agregar informações, funcionalidades e serviços. Sua tarefa é integrar o consumidor ao negócio, seja divulgando de informações, prestando serviços online ou resolvendo das suas demandas.

Estrutura, recursos e conteúdos

Designers e arquitetos da informação desenvolvem projetos web pensando em soluções customizadas para os clientes. Logo, partem de um problema para gerarem um site que seja estética e funcionalmente adequado para o caso.

A estrutura de um site institucional, portanto, reflete estudos prévios realizados por esses profissionais para dar o máximo de visibilidade àquilo de que os clientes precisam.

Não existe um padrão a se seguir, contudo vale ressaltar que a estrutura deve direcionar os usuários para o conteúdo que procuram e explorar os recursos disponíveis no site.

Os tópicos abaixo representam o mínimo que um site institucional deve ter para que uma boa estrutura seja montada. Vejamos.

Institucional

É a apresentação da empresa, a primeira razão de ser de um website institucional. No menu, costuma aparecer como “Quem somos” e é exatamente isso que precisa dizer: quem é a empresa que está por trás desta página.

O conteúdo deve refletir o posicionamento empresarial e mostrar sua missão, além de ser um excelente espaço para a exploração de palavras-chaves para a otimização de buscadores.

O que fazemos

Não tem sentido mostrar a empresa e esconder o que ela faz. Nesta seção, é preciso dar visibilidade a produtos e serviços que são ofertados no mercado. É uma vitrine para a exposição e a criação de desejos do consumidor.

Existem diversos recursos capazes de aumentar a experiência do usuário e promover um contato mais real do produto com o consumidor. O importante é que o site institucional seja o porta-voz das potencialidades do produto ou serviço.

Formulários

Aqui entram os recursos disponíveis para um site institucional servir como uma plataforma de prestação de serviços.

As pessoas acessam um site em busca de informações e para fazer contato. Formulários de fácil preenchimento e captação de dados servem tanto para envio de mensagens quanto para pedidos de orçamento ou análise de situações.

Os formulários podem estar presentes em seções distintas, cada um cumprindo a sua função e facilitando o autosserviço por parte dos usuários.

Blog

Ao ficar pronto, o site institucional cria a ilusão de problema resolvido. Engano! Ele precisa sempre acompanhar as demandas do consumidor, que são voláteis, e trazer no seu conteúdo as melhores soluções.

Manter um blog corporativo no site institucional é recomendado para seguir a jornada do cliente, sempre o abastecendo de informações sobre a empresa, seus produtos, situações de mercado e todo o tipo de conteúdo que seja útil, educativo e gerador de tráfego para o site.

O blog mantém o site vivo e pode ser associado a outras estratégias, como a de e-mail marketing, inbound marketing e marketing de conteúdo. Além disso, há ferramentas de gerenciamento de conteúdo que dinamizam a postagem de novas informações.

Desenvolver a melhor estrutura de um site institucional é um trabalho técnico e de análise de situação. Plataformas que oferecem a criação de sites baratos e rápidos de se fazer costumam ignorar o contexto do cliente no mercado, seus desafios e objetivos. Oferecem uma solução genérica e pouco conectada à estratégia da empresa. Por isso, num contexto mais profissional, recomenda-se optar por empresas que produzam um site personalizado, único e funcional.

Há coisas que não podem faltar em um site institucional e outras que podem criar grande diferencial. É preciso estudar e projetar uma estrutura que dê vazão a tudo o que a empresa pode oferecer para o consumidor.

Se você está procurando melhorar seu site institucional, entre em contato com a gente.