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A discussão sobre ter um site ganha importância todo dia, quando mais e mais empresas enveredam pelo marketing digital. Talvez o primeiro pensamento seja criar perfis e páginas em plataformas de relacionamento, mas a internet é muito vasta e diversas soluções são necessárias para cumprir os objetivos propostos.

A resposta imediata é: sim, sua empresa precisa de um site. Mas é necessário compreender o papel que ele desempenha e usá-lo com objetivos definidos. Ou seja, não basta apenas ter um website, e sim utilizá-lo de forma estratégica em favor do negócio.

Para que serve um site?

Websites já foram as aplicações mais populares da internet. No passado, ter um site bastava para fincar o pé na internet. Mas o webdesign evoluiu e passou a fazer páginas mais sofisticadas e atraentes para o consumidor. No terceiro momento, foram adicionadas funcionalidades ao site, que passou a ser um prestador de serviços online.

São etapas cumulativas, não se anulam. O site hoje em dia pode ser estático, servindo como um repositório de informações sobre a empresa e produtos, além de cumprir o papel institucional. Mas também pode ser dinâmico, repleto de conteúdos de interesse do público e ser porta de acesso para serviços, como emissão de boletos, atendimento online, acompanhamento de pedidos, marcação de horários, etc.

Mas o marketing digital confere ao website o nobre papel de controle de audiência. Se muitas empresas relutam em ter um por não compreender suas funções, talvez argumentar que a geração de tráfego pode ser um ótimo negócio ajude na tomada de decisão.

Um site otimizado para buscadores e acompanhado por ferramentas de mensuração de resultados pode ser a porta de entrada do consumidor no negócio. Ao fazer buscas na internet, o consumidor pode se deparar com o site de uma empresa que forneça produtos e serviços que ele esteja buscando. Um simples clique pode se converter em uma oportunidade de vendas.

Fatores para o sucesso de um site?

Para que um site cumpra suas funções da melhor forma, ele precisa ser bem estruturado desenvolvido por webdesigners profissionais. Um website necessita de infraestrutura para atrair a audiência, manter a atenção das pessoas e encaminhá-las para resolver suas demandas. Só um site construído com essa finalidade é capaz de entregar os resultados propostos.

  • Layout – sua função é representar na internet a identidade visual da empresa e ser arquitetado para oferecer uma boa experiência de uso às pessoas. Um layout bem construído convida os usuários a permanecer no site e explorar seu conteúdo;
  • Integração – o site de uma empresa pode ser um distribuidor de acesso a outras plataformas. Ele deve conter links para as mídias sociais e calls to action para convidar as pessoas a assinar newsletters, compartilhar conteúdos ou mesmo entrar em contato via formulário ou chat;
  • Otimização – um site não otimizado para os buscadores se perde na vastidão da internet. É preciso aplicar as técnicas de SEO on-page e off-page para facilitar o acesso das pessoas via Google e gerar uma quantidade significativa de tráfego.

Mas tudo isso só tem sentido se o website estiver integrado a uma estratégia maior de marketing digital. Como vimos, uma empresa deve manter sua página na internet, mas é preciso saber o que fazer com ele e que resultados esperar na sua atuação digital.

E o seu website, está funcional? Conta para a gente entrando em contato.

Postado por: Flávia da Fonte