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25/06/2020 Marketing digital

E agora, site ou redes sociais?

A dúvida do empreendedor se deve investir em um site ou redes sociais é muito legítima. Mas deve ser respondida explorando todo o potencial do marketing digital para entender o papel de cada um nas estratégias online.

Site e redes sociais cumprem funções diferentes na promoção de um negócio na rede, e a boa notícia é que eles não precisam ser conflitantes. Então vamos responder à pergunta do título deste artigo explicando o que cada um pode fazer de bom na sua estratégia de marketing digital.

Boa leitura e bom aprendizado. 

Presença Digital

Vamos começar pela presença digital, um conceito basilar do marketing digital. Ele se refere à presença virtual da sua empresa em um conjunto de plataformas para dar alta visibilidade a seus produtos e serviços.

A ideia é cruzar com o caminho do seu cliente, que também frequenta esses espaços, e buscar o máximo de interação e engajamento possível com ele. Sites e perfis em redes sociais fazem parte desse universo virtual e têm alto potencial de atração das pessoas para o seu negócio.

Para construir uma presença digital, é preciso avaliar quais plataformas usar, com que propósito, e mobilizar os recursos para extrair delas todo o seu potencial de exposição e vendas.

Então vamos ver como sites e redes sociais se encaixam na estratégia de marketing digital como excelentes ferramentas técnicas.

O site da sua empresa

Uma percepção equivocada é que os sites hoje em dia são desnecessários, representando um momento passado da internet. Sites cumprem funções diferentes das que cumpriam no passado e se tornaram um centro nervoso da estratégia digital.

Há alguns anos, o site era apenas um endereço da empresa na internet. Embora esta função ainda seja importante, ela é mínima para o marketing digital, uma vez que os sites evoluem constantemente em design e funcionalidade.

O que se espera de um site hoje em dia é que ele centralize muitas das ações da empresa na internet. Ele é, talvez, a mais poderosa ferramenta de conversão final: a de vendas. É nele que o cliente faz cadastro, visualiza produtos com detalhes, mantém um relacionamento com a empresa e busca informações mais precisas. 

Para a empresa, o site é também:

  • Ponto de direcionamento das buscas do Google;
  • Avaliação de audiência para medir potencial de comunicação da empresa;
  • Agregador de conteúdos e informações.

Temos um bom conteúdo falando sobre site aqui no nosso blog. Convidamos você a complementar seus conhecimentos lendo os seguintes artigos:

E as redes sociais?

A internet é social, sem dúvida. Sua principal faceta é dar a liberdade de as pessoas se expressarem e criarem relacionamentos remotos. Isso é particularmente positivo para empresas e marcas. Com as redes sociais, onde as pessoas passam boa parte do seu tempo conectadas, é possível se aproximar dos clientes e trazer muita relevância para a marca por meio de conteúdo, estimulando a interação e o engajamento. 

As redes sociais proporcionam um poderoso sistema de publicidade online.Essa pode dar um grande impulsionamento para produtos, serviços e marcas. Perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin cumprem funções diferentes, podendo se complementar na tática de comunicação. 

As redes sociais têm o protagonismo da internet hoje em dia, estar nelas é quase uma obrigação das empresas.

E então, site ou redes sociais?

Depois dessa explanação, deu para perceber que eles não se excluem, não é? Cada um cumpre seu papel para a promoção digital dos negócios da empresa e ganham grande potencial quando usados em conjunto.

Por exemplo, as redes sociais são grandes direcionadoras de tráfego para sites das empresas. Clientes chegam a um conteúdo mais bem acabado e a páginas de vendas que podem aumentar a conversão. Tudo isso por meio de estímulos, postagens e anúncios nas redes sociais, só para ficar nesse exemplo.

Podemos concluir que site ou redes sociais é uma falsa dicotomia. A estratégia de marketing digital se constrói com um bom uso das ferramentas para ampliar a presença digital e desfrutar de todo o potencial de comunicação e negócios na internet.

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