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É muito provável que em sua navegação diária pela internet você já tenha acessado algum hotsite ou landing page. Se você não trabalha com marketing digital diretamente, talvez nem saiba diferenciar uma da outra. De fato, há semelhanças, inclusive com um site.

Mas as diferenças são grandes, principalmente no que se propõem fazer em uma campanha de marketing digital. Entender a função de cada um é importante para saber usá-los em um planejamento e para construir suas estruturas.

Vamos esclarecer suas dúvidas neste artigo para que você faça bom uso dessas duas ferramentas.

Conceituando o hotsite

Um hotsite é um site construído para um fim específico e descontinuado quando cumpre a sua função. Trata-se de um site objetivo, focado em alguma ação. Diferentemente de um site de uma empresa ou marca, ele não tem propósito institucional nem aprofunda seu conteúdo.

Ele pode ser usado para lançar ou vender um produto específico, auxiliar uma promoção, engajar o público em datas especiais, divulgar mídia kits, fazer campanha de conscientização e de tantas outras formas. É uma ferramenta versátil e muito utilizada por empresas de todos os portes.

Agora, um resumo das características principais de um hotsite:

  • Ferramenta temporária: o hotsite vai ser usado durante um período determinado e depois tirado do ar, como no tempo de duração de uma campanha publicitária.
  • Temático: ele não serve para substituir o site de uma empresa, mas para evidenciar um produto, serviço ou ação. Ou seja, é focado em um tema.
  • Apelo visual: sua função é chamar a atenção, por isso seu apelo visual costuma ser bem trabalhado para evidenciar seus objetivos em uma ação de marketing online.
  • Estrutura compacta: um hotsite não tem muitas seções ou navegações complexas. Ele preza pela objetividade e foco no seu propósito específico.
  • Domínio próprio: ou mesmo um subdomínio. Mas é importante que sua identidade seja refletida na url. O www já pode evidenciar que se trata de um hotsite.
  • Funcionalidade: embora não seja complexo, o hotsite atua na conversão usando funcionalidades. Por exemplo, fazendo cadastro em ações promocionais, funcionando como ferramenta de engajamento, ajudando na mecânica de ações de marketing, entre outros.

Conceituando a landing page

Landing pages são páginas intermediárias entre um anúncio ou link e o propósito de uma ação de marketing. Sua principal função é converter visitantes em leads. Ou seja, sua razão de existir é fazer uma pessoa que clicou em um anúncio se tornar um prospect de uma empresa, por meio da captação de seus dados, para uma possível venda futura.

Conceitualmente, a landing page é a porta de entrada para um cliente virtual. Ela cumpre sua função quando um visitante responde positivamente à sua chamada para a ação (call to action). É uma das ferramentas mais usadas no inbound marketing.

Vamos ao resumo das características de uma landing page:

  • USP (Unique Selling Proposition): é a Proposta Única de Venda, que deve ser o coração da landing page. Seu foco tem de ser no que se propõe a fazer na ação de marketing. Se é vender um curso, só deve falar do curso e seus benefícios, sem desviar o assunto ou a atenção do público.
  • Conversão: é a razão de existência da landing page, por isso deve ser o objetivo de cada conteúdo nela publicado.
  • Formulário: estruturado para o futuro cliente deixar seus dados e outras informações que serão usadas posteriormente para relacionamento e prospecção.
  • CTA (call to action): a conversão só vai existir se o público for orientado para ela. Logo, a chamada para a ação deve ser clara, incisiva e presente em vários locais da landing page.
  • Informação: o conteúdo deve ser informativo e persuasivo o suficiente para o público se sentir instigado a dar um passo a mais. A landing page é versátil o suficiente para abrigar conteúdo de diversos formatos.
  • Troca: a conversão via landign page se dá com uma troca. Geralmente, os dados do cliente por um conteúdo exclusivo, como e-book, acesso a um webinar, guias ou outros tipos de materiais ricos.

Como vimos, hotsite e landing pages são ferramentas parecidas, mas que cumprem funções distintas em campanhas de marketing digital. Ao diferenciá-las é possível fazer o bom uso e extrair o máximo do seu potencial para beneficiar o seu negócio.

Você tem interesse em ter um hotsite ou usar landing pages em suas ações digitais? Entre em contato que podemos ajudar.