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Quem trabalha como autônomo, hoje em dia, sabe muito bem quanto é importante divulgar o trabalho pelas redes sociais. Sobretudo durante a pandemia, por conta da impossibilidade de apostar em ações presenciais, o mundo do online ganhou muito espaço, e o marketing digital se tornou a principal ferramenta de divulgação e de contato com o público.

No caso de profissionais que são da área da saúde, como odontologistas, é comum surgir várias dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser permitido na divulgação dos trabalhos. Afinal, uma divulgação errada pode infringir a ética e pode, inclusive, atrapalhar a sua relação com os pacientes. Confira, abaixo, dicas para você promover o seu trabalho sem correr riscos!

O que não é permitido

Para que você sempre possa saber o que é permitido ou não, é aconselhável, em primeiro lugar, você ter em mãos o Código de Ética Odontológico. Neste documento, há todas as práticas que são proibidas e permitidas na prática da odontologia, inclusive a parte da divulgação profissional. É bom ter o documento em mãos para consultá-lo em casos de dúvidas.

Mas, no geral, as principais proibições são fazer propaganda enganosa, como divulgar um serviço que não traz resultados certeiros; aproveitar-se da falta de conhecimento do cliente para divulgar um serviço que pode colocá-lo em risco; divulgar técnicas que não são comprovadas cientificamente e fazer diagnósticos por meio de comunicações; entre outras.

O que é permitido

Para guiar as suas estratégias de marketing, o Código de Ética Odontológico prevê a permissão para as seguintes práticas: divulgação dos serviços, seguindo as regras do Código Legislador; estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia; apresentar técnicas e procedimentos que você oferece; divulgar seus títulos acadêmicos, bem como endereço, horário de atendimento e formas de contato; logotipo e marcas que te identifiquem.

Também é permitido, desde janeiro de 2019, publicar fotos de “antes e depois”, mostrando os resultados dos procedimentos, porém sem que a imagem seja postada em outro perfil que não o oficial do profissional que fez o procedimento.

Para garantir que as estratégias dos profissionais formados na faculdade de odontologia sejam efetivas, também vale a pena investir em uma equipe de marketing de conteúdo e em pesquisas com seus pacientes, para saber o que os atrai mais para as redes. A possibilidade de fazer publicações informativas e estabelecer um bom relacionamento com os seus pacientes se torna otimizada com uma boa estratégia de marketing.