Se uma empresa está na internet para vender mais, ela precisa de landing pages. Este é um fato. Mostraremos abaixo como esta ferramenta do marketing digital cria muitas oportunidades de conversão dentro de uma estratégia digital.
Leia este artigo até o fim e descubra por que o seu negócio precisa de uma landing page.
O que é uma landing page?
Podemos entender melhor uma landing page diferenciando-a de um site. Enquanto o seu site expõe informações completas sobre a sua empresa, como o institucional, produtos e serviços, cases e contatos, a landing page tem um conteúdo único, focado em uma ação específica. Enquanto o primeiro oferece uma ambiente de navegação para os usuários; a segunda quer focar sua atenção para direcionar sua ação.
Ela é uma página de destino, onde os visitantes chegam ao clicar em um link que receberam por e-mail marketing, viram em postagens ou anúncios nas redes sociais ou foi oferecido em anúncios de links patrocinados do Google. Ela tem uma url que é divulgada massivamente para receber uma grande quantidade de cliques.
Podemos chamar a landing page de página de conversão, pois essa é a função dela: levar o visitante a tomar uma atitude. É uma página construída com o propósito de cumprir um objetivo, que pode ser a captura de dados ou a venda de um produto.
E por que meu negócio precisa de uma landing page?
Na verdade, precisa de várias. Cada uma cumprindo seu propósito dentro da estratégia digital. A conquista de clientes na internet se dá de forma gradativa, como em um relacionamento. Primeiro chama-se a atenção, depois oferece-se vantagens e benefícios até que se chega a uma proposta.
Muitos desses passos são conseguidos por meio de landing pages. A captura de nome e e-mails para formar uma base de leads é apenas a sua função clássica. Mas ela pode ser muito versátil e funcionar até para converter vendas. E ela faz isso com muita eficiência, pois toda a sua estrutura é focada no objetivo da conversão, além de receber, por conta da estratégia digital, visitantes segmentados e qualificados.
Seu negócio precisa das landing pages para dinamizar a estratégia digital e direcionar o público até que chegue na conversão final, as vendas.
Como fazer uma boa landing page?
Conteúdo e forma trabalhando juntos potencializa muito as conversões de uma LP. Destacamos três itens indispensáveis para a construção de uma landing page de sucesso.
1. Layout
UX e UI são duas técnicas usadas no desenvolvimento do layout. O intuito é direcionar o olhar e as ações dos visitantes. Posições de botões e caixas de textos, tamanho de fontes, extensão da rolagem da página, visibilidade do CTA, paleta de cores, tudo é arquitetado para orientar as pessoas a consumir aquele conteúdo da forma mais intuitiva e natural possível.
2. Copywriting
O conteúdo da LP precisa ser esclarecedor e vendedor, por isso são usadas técnicas de redação bem específicas, com gatilhos mentais para ativar o psicológico das pessoas, storytelling para prender a atenção em uma narrativa e estruturas lógicas de texto para convencer o leitor. O copywriting dá alma a uma landing page.
3. USP/PUV
Unique Selling Proposition ou Proposta Única de Venda é a técnica publicitária que casa bem com as LPs. Sem arrodeio, ela foca em um único propósito, sem desviar para outros assuntos ou desdobrar em temas correlatos. Se o objetivo for a inscrição em um webinar, o conteúdo só fala sobre o webinar e como se inscrever (mesmo que haja muitas coisas associadas ao próprio webinar).
Landing page é uma página onde o objetivo principal é a conversão. Isto é, fazer o visitante se cadastrar e se tornar lead. Ela possui maior apelo visual e utiliza técnicas de layout e comunicação para a persuasão.
A melhor fórmula para uma boa landing page é a junção de um bom layout, boa redação, utilizando técnicas de copy juntamente com uma proposta única de venda.
O objetivo principal de uma landing page é converter o visitante em lead, transformando uma visita em oportunidade de negócio.
Conclusão
As landing pages são partes fundamentais da estratégia digital, sem elas é muito difícil criar relações com o público na internet e direcioná-lo para ações de valor para uma empresa. Ela é um elemento central de campanhas publicitárias na internet e esforços de venda.
Portanto, para que ela atinja sua eficácia, é preciso estar conectada a outras ações de alta visibilidade que façam o público chegar até ela. Campanhas bem estruturadas criadas e geridas por agências digitais é o que sua empresa precisa para que as LPs cumpram a sua função de converter.
Siga a Tante nas mídias sociais para ficar por dentro do nosso conteúdo.