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As redes sociais e a publicidade online são as melhores aliadas dos setores de marketing das clínicas, que procuram trazer clientes para a empresa e torná-la mais conhecida. Porém muitas não conseguem avançar no desafio de fidelizar clientes, e é aí que entra o marketing pós-consulta. A estratégia gera resultados significativos e imediatos, além de ser muito abrangente, já que pode contribuir para que novos clientes também sejam conquistados.

O marketing pós-consulta segue aquela linha do “quem é visto, é lembrado”, e consiste em manter um vínculo de comunicação entre clínica e paciente, para que a imagem da empresa esteja sempre vinculada à confiança e ao afeto. Para que esse reforço positivo seja feito, é preciso um trabalho cíclico, que começa logo após a consulta e termina no próximo agendamento, quando começa tudo de novo. Entendeu a logística? É um relacionamento que se retroalimenta.

Os primeiros passos

É preciso anotar as redes sociais dos pacientes para iniciar os trabalhos. O marketing pós-consulta começa logo após o atendimento, e pode ser feito pelo WhatsApp, com uma pesquisa de satisfação para começar. Nesse primeiro contato, é importante que a empresa informe ao cliente por quais canais poderá ser encontrada e aproveitar para apresentar os outros serviços oferecidos.

Lembretes

Ter o controle da data de retorno do paciente é muito importante para fidelizá-lo. Logo após a consulta, a previsão de retorno deve ser informada, e na véspera de chegar a data também. Outra informação muito útil no marketing pós-consulta é a orientação de exames adicionais e dicas de repouso pós-consulta. O paciente não precisa cursar uma faculdade de nutrição para saber dicas úteis de alimentos que deve ou não consumir após algum exame ou procedimento específico – esse trabalho fica a critério da clínica, que irá demonstrar preocupação e cuidado com o cliente.

Datas comemorativas

Essa é uma estratégia simples, que gera um efeito de fidelização no marketing pós-consulta. A clínica só precisa ter um arquivo atualizado com as datas de aniversário dos pacientes, para parabenizá-los no dia do aniversário. Mas não é só isso: mensagens em datas especiais, como Dia das Mulheres, Outubro Rosa, Natal e Ano-Novo, fazem parte dessa estratégia. Um diferencial é oferecer descontos e benefícios em datas especiais. 

Comunicação afetiva

Um braço importante do marketing pós-consulta é a interação com os pacientes nas redes sociais. Uma linguagem clara, amorosa e empática é uma fórmula infalível para fidelizar clientes e imprimir uma lembrança afetiva em relação à marca. A página precisa estar sempre atualizada, e uma dica é muito importante: não deixe ninguém sem resposta, mesmo que não tenha uma resposta definitiva no momento. 

A dica mais importante para o marketing pós-consulta é treinar a equipe para que a comunicação seja unificada e as estratégias sejam realizadas de uma forma afetiva. Além disso, os dados sobre os pacientes precisam estar sempre atualizados, e pesquisas de opinião frequentes também ajudam a entender o que o consumidor espera.