As newsletter parecem estar conosco desde os primórdios das ações de marketing na internet. Como fazer uma newsletter que chamasse a atenção e mostrasse o que as empresas tinham a ofertar ao seu público sempre foi um desafio.
Mas tudo mudou com a evolução da internet. Desde os aspectos técnicos até o uso dessa ferramenta de comunicação digital.
Quer saber tudo sobre como fazer uma newsletter? Neste artigo, vamos te mostrar as principais características dessa ação de marketing digital que usa todo o potencial do seu e-mail!
O renascimento do e-mail marketing
Por muito tempo, acreditou-se que o e-mail marketing tinha morrido, mas podemos afirmar que essa estratégia digital tem crescido dentro do planejamento das empresas.
Tanto que, de acordo com uma pesquisa do Not Another State of Marketing de 2020, 78% dos profissionais de marketing notaram um aumento no engajamento no e-mail no último ano.
Além disso, em um outro benchmark, 47% dos negócios estão investindo mais em e-mail marketing do que em outros canais. Interessante, não é?
Inclusive, o uso do e-mail dentro das estratégias de comunicação possui diversas possibilidades que podem ser exploradas, e uma delas é a newsletter. Confira o próximo tópico!
O que é uma newsletter?
A newsletter nada mais é do que um e-mail disparado em um período determinado, utilizando o canal para fortalecer a comunicação e o relacionamento entre a empresa e seus leitores.
Por isso, é uma peça que permite diversos tipos de conteúdos, como:
- Informações sobre o seu produto ou serviço;
- Nutrição de relacionamento com os seus possíveis clientes;
- Notícias ou pesquisas da área do seu negócio;
- Ofertas;
- Comunicados.
A partir desses conteúdos, os e-mails são enviados por meio da coleta de uma lista de leads. Esta pode ser extraída de uma landing page ou do banco de contatos dos seus clientes, por exemplo.
Com isso, você consegue estabelecer uma comunicação saudável e aberta para boas trocas, pensando na experiência e no bem-estar do seu contato com os conteúdos certos.
Dicas de como fazer uma newsletter
Antes de elaborar o seu planejamento ou até pensar em como fazer a sua newsletter, preste atenção nas seguintes dicas:
- Selecione e envie apenas conteúdos relevantes para o seu cliente;
- Pense e elabore um layout escaneável para os olhos e atrativo;
- Evite o uso de imagens pesadas, algumas plataformas de e-mail podem bloquear a exibição;
- Faça bons testes e entenda o seu público;
- Coloque sempre alguma chamada para a ação, entendendo o posicionamento do lead no funil de vendas;
- Seja periódico e constante;
- Tenha um canal aberto de comunicação, caso o seu cliente deseje interagir ou tirar dúvidas;
- Reforce a sua marca e traga traços da identidade da sua empresa, desde a linguagem até o visual;
- Defina objetivos e sempre avalie os resultados;
- Personalize o seu conteúdo sempre que possível.
Tendo isso em mente, pense nas necessidades do seu cliente e dos seus objetivos.
Diante disso, você pode entregar: FAQs, enquetes, resumos de conteúdos interessantes, cases de sucesso, indicações de produtos, materiais interativos, novidades da empresa e milhões de outras possibilidades.
A partir daí, basta colocar a criatividade para jogo e iniciar as suas campanhas, mas lembre-se: essa será a nova ponte entre você e o seu cliente!
Por isso, o marketing de conteúdo pode estar incluso na sua newsletter e alimentar o lead com bons materiais, até que ele esteja convencido o bastante para tomar a ação que você tanto deseja.
Quer saber como fazer isso em mais detalhes? Leia então nosso artigo: 7 elementos importantes em uma campanha de e-mail marketing.
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