Você já se perguntou como o seu conteúdo chega até o seu público? Como ele é direcionado para as pessoas certas? O algoritmo do Instagram, por exemplo, é responsável por entregar esses materiais dentro dessa rede social.
Este é um tema que está muito nas conversas das pessoas, mas pouco de fato entendem como um algoritmo funciona. Menos ainda como ele é considerado dentro de uma estratégia de marketing digital.
Por isso, neste artigo, vamos te mostrar o que é e dicas de como utilizar os conteúdos certos para ter um bom engajamento.
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O que é o algoritmo do Instagram?
Não é novidade para ninguém que o Instagram é uma das redes mais utilizadas atualmente e está incluída na rotina dos usuários que utilizam os meios digitais.
Dessa maneira, é muito importante que você entenda como ele funciona para que as suas estratégias não sejam em vão e conseguir, assim, ter bons resultados.
O algoritmo é um conjunto de critérios, com base em dados, desenvolvido para automatizar e determinar quais posts vão aparecer para os perfis dentro da plataforma. É um código escrito por programadores para orientar toda a entrega de conteúdos na plataforma.
As informações de navegação, geradas a partir de vários parâmetros, fazem os usuários aproveitarem o maior tempo possível dentro da rede social com uma ótima experiência.
Esses pontos vão desde os interesses, conteúdos similares e tudo que pode ter a ver com a probabilidade de dar match com o que o seu futuro cliente consome.
Assim, o algoritmo é baseado em três pontos principais:
- Temporalidade – que privilegia conteúdos recentes.
- Engajamento – que favorece os posts com mais curtidas e comentários.
- Relacionamentos – que é sobre favorecer posts com mais curtidas e comentários; e, por último, os relacionamentos.
Com esses critérios, o algoritmo do Instagram busca criar um ambiente propício à proximidade dos usuários e das marcas e faz com que os perfis passem o maior tempo possível consumindo esses conteúdos.
Conheça os conteúdos relevantes para o algoritmo do Instagram
Como nós comentamos anteriormente, o foco é o tempo de tela, por isso, os vídeos são muito valorizados na plataforma. Uma vez que eles têm o poder de reter bem a atenção das pessoas.
Enquanto você passa, por exemplo, 15 segundos vendo uma imagem, provavelmente vai passar bem mais assistindo a um vídeo. Claro, se o conteúdo for interessante o suficiente para atrair e manter a sua atenção. É por isso que os vídeos estão tomando cada vez mais espaço na plataforma.
Dessa maneira, selecione bem os seus conteúdos e foque em algumas dicas:
- Produzir bons conteúdos em Reels;
- Interagir com os seus usuários por meio dos Stories;
- Desenvolver posts de colaborações para as suas postagens aparecerem para seguidores de outros perfis;
- Descobrir os melhores horários de publicação de acordo com o seu público;
- Criar conteúdos que as pessoas desejem compartilhar;
- Utilizar hashtags nas legendas das suas postagens, seguindo a ideia de até 5 hashtags por publicação;
- Evitar alterações nas suas postagens durante as primeiras 24h.
As regras acima não são obrigatórias, mas são boas recomendações, caso você não tenha tanta experiência na plataforma. Decifrar o algoritmo do Instagram, que como todo código está sempre sendo modificado, é uma tarefa contínua para se chegar ao sucesso.
Se você deseja entender mais sobre o assunto, siga o Tante no Instagram e confira conteúdos tão importantes para o seu planejamento digital!