Você já se perguntou como o seu conteúdo chega até o seu público? Como ele é direcionado para as pessoas certas? O algoritmo do Instagram, por exemplo, é responsável por entregar esses materiais dentro dessa rede social.

Este é um tema que está muito nas conversas das pessoas, mas pouco de fato entendem como um algoritmo funciona. Menos ainda como ele é considerado dentro de uma estratégia de marketing digital.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar o que é e dicas de como utilizar os conteúdos certos para ter um bom engajamento.

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O que é o algoritmo do Instagram?

Não é novidade para ninguém que o Instagram é uma das redes mais utilizadas atualmente e está incluída na rotina dos usuários que utilizam os meios digitais.

Dessa maneira, é muito importante que você entenda como ele funciona para que as suas estratégias não sejam em vão e conseguir, assim, ter bons resultados.

O algoritmo é um conjunto de critérios, com base em dados, desenvolvido para automatizar e determinar quais posts vão aparecer para os perfis dentro da plataforma. É um código escrito por programadores para orientar toda a entrega de conteúdos na plataforma.

As informações de navegação, geradas a partir de vários parâmetros, fazem os usuários aproveitarem o maior tempo possível dentro da rede social com uma ótima experiência.

Esses pontos vão desde os interesses, conteúdos similares e tudo que pode ter a ver com a probabilidade de dar match com o que o seu futuro cliente consome.

Assim, o algoritmo é baseado em três pontos principais:

  • Temporalidade que privilegia conteúdos recentes.
  • Engajamento que favorece os posts com mais curtidas e comentários.
  • Relacionamentos que é sobre favorecer posts com mais curtidas e comentários; e, por último, os relacionamentos.

Com esses critérios, o algoritmo do Instagram busca criar um ambiente propício à proximidade dos usuários e das marcas e faz com que os perfis passem o maior tempo possível consumindo esses conteúdos.

Conheça os conteúdos relevantes para o algoritmo do Instagram

Como nós comentamos anteriormente, o foco é o tempo de tela, por isso, os vídeos são muito valorizados na plataforma. Uma vez que eles têm o poder de reter bem a atenção das pessoas.

Enquanto você passa, por exemplo, 15 segundos vendo uma imagem, provavelmente vai passar bem mais assistindo a um vídeo. Claro, se o conteúdo for interessante o suficiente para atrair e manter a sua atenção. É por isso que os vídeos estão tomando cada vez mais espaço na plataforma.

Dessa maneira, selecione bem os seus conteúdos e foque em algumas dicas:

  • Produzir bons conteúdos em Reels;
  • Interagir com os seus usuários por meio dos Stories;
  • Desenvolver posts de colaborações para as suas postagens aparecerem para seguidores de outros perfis;
  • Descobrir os melhores horários de publicação de acordo com o seu público;
  • Criar conteúdos que as pessoas desejem compartilhar;
  • Utilizar hashtags nas legendas das suas postagens, seguindo a ideia de até 5 hashtags por publicação;
  • Evitar alterações nas suas postagens durante as primeiras 24h.

As regras acima não são obrigatórias, mas são boas recomendações, caso você não tenha tanta experiência na plataforma. Decifrar o algoritmo do Instagram, que como todo código está sempre sendo modificado, é uma tarefa contínua para se chegar ao sucesso.

Se você deseja entender mais sobre o assunto, siga o Tante no Instagram e confira conteúdos tão importantes para o seu planejamento digital!

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