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Em um país com tanta diversidade, é preciso pensar em uma comunicação eficiente para todos, não é? Por isso, o Marketing Inclusivo é uma boa alternativa para empresas com públicos diversos e que deseja ser um diferencial no mercado.

Aliás, de acordo com a BigData Corp em 2021, apesar do crescimento de sites no Brasil, menos de 1% foi bem-sucedido nos testes de acessibilidade. Um dado chocante para um país que possui mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Muito pode ser feito para melhorar essa situação e colocar as empresas na rota da acessibilidade digital. E o marketing inclusivo pode ser uma ferramenta de valor. É sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Primeiramente, o que é o Marketing Inclusivo?

O Marketing Inclusivo é aquele voltado para a criação de estratégias de comunicação com todos os clientes, respeitando todas as suas diferenças, atingindo uma audiência diversificada.

E, quando falamos de inclusão, todas as etapas da criação da campanha devem estar alinhadas, como o uso de uma linguagem e um design que respeitem as diferenças.

Sendo assim, o Marketing Inclusivo é muito importante para empresas que desejam ter responsabilidade com os seus clientes, com o compromisso de ações que beneficiem a sociedade e melhorem a qualidade de vida de todos.

Além disso, também traz uma visibilidade positiva para a marca, alcançando novos públicos e até abrigando nichos não tão explorados pelos seus concorrentes. Dessa forma, os resultados vão além dos lucros, mas o cuidado de ser um negócio empático e que se preocupa com o outro. Aliás, isso também fará uma grande diferença no momento da decisão de compra do seu cliente!

A experiência do usuário

Para exemplificar o assunto, uma atividade bastante conhecida dentro do mundo digital e que se aplica ao marketing inclusivo é o User Experience.

Nele, o foco da sua produção será, como o nome já diz, na experiência do seu usuário e, para isso, ele deve ser baseado em quatro princípios básicos: ser perceptível, compreensível, operável e robusto.

Dessa maneira, é possível escolher a forma mais adequada de como funcionará para que todos os clientes, independentemente das dificuldades, consigam compreender com facilidade.

Essa é apenas uma das formas de utilizar o Marketing Inclusivo dentro das suas estratégias de marketing. Mas, se você deseja dar os primeiros passos, comece estudando e entendendo como as empresas conseguem impactar pessoas diversas.

Após isso, procure profissionais e tecnologias direcionadas para área desejada e que possam te ajudar a ter uma boa comunicação com quem quer seja.

Por último, aplique estratégias simples e eficientes, como:

  • Evitar termos e informações preconceituosas nos seus conteúdos;
  • Utilizar legendas nos seus vídeos e textos alternativos nas imagens;
  • Produzir conteúdos em diferentes formatos, como transformar livros e audiobooks;
  • Usar recursos de acessibilidade, como de leitura para deficientes visuais e libras para ou auditivos;
  • Mantenha códigos limpos para os softwares de acessibilidade realizarem leituras;
  • E muito mais;

Pois bem, essas são algumas possibilidades para você já iniciar, mas deixa eu te dar uma última dica: conte com uma equipe que tenha experiência no mundo digital e procure o máximo realizar ações de marketing inclusivo.

Navegue pelo blog da Tante e veja mais temas importantes da sua estratégia digital.

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