Foco na experiência dos usuários traz mais visibilidade e credibilidade ao seu trabalho
Se você tem ou pretende ter um consultório médico, sem dúvidas, é necessário fazer um planejamento, além de físico, também digital para o seu consultório. Isso porque as pesquisas na internet podem ser o primeiro contato que o seu possível paciente terá com você e com o seu trabalho. Aliás, hoje ganha qualquer negócio que se fizer presente no mundo digital, pois principalmente após a pandemia de COVID-19 os encontros remotos e as portas do digital se abriram totalmente. É por isso que ter um site com um design agradável – e mais importante, que seja responsivo – é muito importante para aumentar a rentabilidade do seu consultório.
Mas, afinal, o que é um site responsivo?
Essa dúvida é muito comum quando se entra em contato com o termo pela primeira vez. Mas, de maneira bem simples, um site responsivo é um site que se adapta a todos os tipos de dispositivos móveis, desde notebooks e desktops até smartphones, sem que haja qualquer alteração na legibilidade do site. Você sem dúvidas já deve ter acessado um site no celular que era feito somente para desktops, e, por isso, as letras eram miúdas e o design era desproporcional ao tamanho da tela. Esse é o papel da responsabilidade de um site: adaptar-se aos diferentes dispositivos.
Por que apostar em um site responsivo para o seu consultório?
De nada adianta você ter um site com um design bonito e conteúdos relevantes se os usuários e pacientes não conseguirem navegar no site. E aqui também é importante se atentar ao design do site, que deve ser simples, bonito e que permita que o usuário consiga ler e interagir com os conteúdos de maneira ágil. Desta maneira, com um bom design, um bom conteúdo, foco na acessibilidade e um site responsivo, mais pessoas passam a navegar no seu site, e isso impacta diretamente no próprio engajamento do site, pois os usuários poderão interagir mais e por mais tempo com os conteúdos – o que, a longo prazo, melhora outros pontos, como o ranqueamento do seu site no Google, por exemplo.
Quando o seu paciente pesquisar determinados conteúdos no Google, o seu site poderá aparecer nos principais resultados da pesquisa, seguindo um planejamento de SEO (Search Engine Optimization), que é a ferramenta usada para ranquear sites no Google. Basicamente, se trata de uma otimização para os mecanismos de busca, em que os sites se adequam para que o Google entenda que o seu site traz respostas relevantes para um determinado conteúdo.
Consequentemente, com todos os pontos acima mencionados, o paciente que procura por uma clínica de psicologia se sentirá mais seguro em relação ao seu trabalho, e poderá marcar uma consulta presencial (ou online) com você, trazendo um resultado direto do impacto do site responsivo para o seu consultório.