Se você entrar no mundo do marketing digital, certamente já ouviu falar sobre o Mapa de Empatia e o poder que ele tem para desenvolver peças com copys de sucesso.
Caso não, neste artigo, explicaremos um pouco sobre o que é e os seus benefícios para bons trabalhos em marketing digital. É uma ferramenta de análise que ajuda na produção de insights poderosos, além de direcionar bem a estratégia de conteúdo.
Confira só!
Mapa de Empatia e o poder das copys
O Mapa de Empatia nada mais é do que um espaço no qual o profissional reúne questões sobre o seu público-alvo, mais especificamente a sua persona.
Para quem não conhece, a persona é uma personagem semifictícia que representa o público de forma mais detalhada. É com a definição dela que conseguimos descrever personalidade, atividades do dia a dia, trabalhos e tudo que a envolve.
Ou seja, é nesse espaço que é possível materializar as pessoas que irão comprar os seus produtos ou serviços.
A partir disso, o Mapa de Empatia nasce com a proposta de compreender o lado emocional de quem está usufruindo o que vocês estão vendendo. Ou seja, a palavra empatia é aplicada de forma literal, se colocando no contexto do outro e entendendo suas dores e necessidades.
Mesmo sendo um tópico novo para alguns, criá-lo é muito simples: basta reunir em um papel questionamentos que esclarecem essas informações.
Você deve abordar as seguintes perguntas:
- O que pensa e sente?
- O que escuta?
- O que fala e faz?
- O que vê?
- Quais são as suas dores?
- Quais são seus ganhos?
Os benefícios do Mapa de Empatia
Os maiores benefícios dessa estratégia é garantir um público mais segmentado e um maior direcionamento do conteúdo e das verbas investidas nas campanhas.
Já que fica muito mais fácil escrever para a pessoa certa, no momento certo e utilizando as palavras certas, porque você vai entender profundamente o que seu público está precisando.
Aí que entra o poder das copys de sucesso: um texto único e objetivo com a finalidade de converter. Acontece que, quando vocês têm em mãos as palavras que mexem com as dores dos usuários, as possibilidades de conversão se ampliam.
Lembrando que tudo isso deve ser feito a partir de estudos e dados sobre quem são os seus possíveis clientes, tendo em vista que nossas opiniões estão em espaços muito parciais e as nossas vivências podem acabar influenciando no resultado geral.
Sendo assim, é importante deixar os “achismos” de lado e ter provas concretas das informações, entrevistando, fazendo enquetes, formulários e muitas outras opções que podem ser exploradas.
Por isso, quando estamos desenvolvendo uma marca ou uma campanha, é importante contar com profissionais que têm uma boa bagagem sobre o assunto e vão realizar um trabalho preciso.
A Tante já possui um leque de clientes que investiram e entenderam o potencial do marketing digital para os seus negócios, que vão além de simples postagens nas redes sociais, mas estratégias que contemplam tudo o que eles precisam.
Dessa forma, vocês podem apostar em uma agência de comunicação digital que é especialista em utilizar o Mapa de Empatia e desenvolver as copys certas.
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