fbpx

Sabia que o Data Marketing já é uma das tendências do mercado digital? O uso dos dados já é uma realidade no mundo dos negócios. E mesmo que você não saiba, está usando dados na sua estratégia. Pois os sistemas de comunicação digitais são baseados em dados, mesmo que você não os controle diretamente.

Isso porque os dados estão cada vez mais sendo usados para tomar decisões e realizar ações digitais, facilitando processos e possibilitando que os resultados sejam produzidos com mais velocidade e precisão. Assim, metas de vendas, resultados de crescimento, controle de processos e tantos outros objetivos podem ser alcançados mais facilmente.

Pensando nisso, vamos te mostrar como o Data Marketing pode ser uma boa alternativa para seus negócios. Leia atentamente para compreender e adotar essa prática já.

Entenda o que é o Data Marketing

Em um mundo digital, se tornou possível deixar de lado os “achismos” e encontrar soluções que realmente façam sentido para o seu público, seja com a utilização de tecnologias mais avançadas ou até aquelas que já encontramos no dia a dia das empresas tradicionais.

O Data Marketing nada mais é do que o estudo e a reunião de informações sobre o seu cliente, por exemplo, para entender melhor a jornada do consumidor e como impactá-lo da melhor forma.

Os conteúdos, inclusive, servem para isso. Eles geram interesse e atenção, trazendo os usuários para o entorno do seu negócio. Mas só fazem isso quando direcionados para as pessoas certas, aquelas que têm potencial de responder positivamente a posts, vídeos e afins. E são justamente aquelas que se conhece informações como hábitos de consumo, temas de interesse, dados demográficos, localização e tantos outros.

A partir dessas informações, você consegue ter insights mais assertivos sobre como construir uma campanha que faça sentido para o objetivo do negócio, com a análise e a mensuração.

Por isso, por meio da Inteligência Artificial dentro dessas plataformas, é possível até automatizar funções que antes eram manuais. Isso fará com que o seu time fique mais integrado, alinhado e melhore a experiência do cliente.

Algumas outras ferramentas que podem ajudar nesse processo são: o Google Analytics, Google Trends, Google Data Studio. Elas são bem populares, você já ouviu falar de alguma delas, não é?

Pois bem, para a área de marketing, elas fazem parte da rotina de grande parte dos profissionais, fazendo com que eles possam ter inúmeros dados para criar as suas estratégias, como a estudar a etapa que o lead está no funil de vendas para oferecer soluções que eles realmente precisam. E por aí vai!

3 formas de usar o Data Marketing para gerar mais resultados

Conheça o impacto dos dados na sua comunicação e aprenda a usá-los estrategicamente. Siga nossas dicas.

1. Direcione a comunicação

Não sei se já foi impactado por anúncios que parecem que foram feitos para você, como aqueles que a gente até pensa que os eletrônicos escutam as nossas conversas.

Na verdade, não há nada de muito misterioso nestes contatos. Acontece que as ferramentas que captam dados conseguem informar grupos de públicos diferentes para um negócio, unindo-os, por exemplo, em interesses em comum.

Assim, o profissional consegue direcionar a sua campanha com termos que fazem sentido para o usuário e personalizar os anúncios como se eles fossem feitos para uma única pessoa. Dessa forma, com a utilização desse tipo de tática de marketing, é possível encontrar padrões com base nas informações coletadas e agregar ainda mais ao produto vendido.

2. Potencialize suas campanhas

Campanhas publicitárias na internet são altamente dependentes de dados. Aliás, elas só têm sentido com uso deles. Por isso, povoar a plataformas de mídia com anúncios segmentados traz resultados consistentes para empresas que optam pelo data marketing.

Aplicando o fluxo de estudo e melhoria dentro das suas ações, tenha certeza de que a sua empresa ficará cada vez mais perto de conseguir os resultados desejados. É com as estratégias de Data Marketing que você consegue aprimorar as ações e aumentar o alcance das suas campanhas.

3. Saiba o quanto gastar

Com dados e boa criatividade, você consegue mensurar os esforços financeiros das suas vendas, tendo uma noção dos seus concorrentes e clientes. Assim, também é possível oferecer preços mais competitivos e que fazem sentido, a partir de um estudo aprofundado do mercado.

Com ferramentas como analytics, esses resultados são mostrados em tempo real, dando a chance de potencializar ações positivas e interromper o que não está gerando o que se esperava.

O Data Marketing é um conceito que já conta com diversas aplicações no mercado. Conhecer as possibilidades é o caminho para adotar na sua estratégia de marketing e comunicação e fazer o seu negócio prosperar.

Leia nossos outros artigos sobre a economia digital.

Tags